AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Estiagem não afetará abastecimento em Itabira neste ano, avalia gestor do SAAE
“Neste ano, também, o índice pluviométrico está mais próximo da média de Itabira. Com o consumo consciente ao longo desses meses, eu acredit 20/03/2017

 

 
DEFATO
Governo e Vale fizeram melhorias na captação e tratamento em Rio de Peixe

Com a chegada do outono, estação que começa nesta segunda-feira, 20 de março, ocorre a diminuição da possibilidade de chuva no estado, segundo o setor de meteorologia da Cemig.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, Leonardo Ferreira Lopes, acredita que, apesar da estiagem à frente, a população da cidade não enfrentará problemas de abastecimento neste ano.

O gestor da autarquia estima que no somatório de todos os sistemas que abastecem a cidade, exista uma vazão de 300 litros por segundo atualmente.

Leonardo citou as melhorias anunciadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe no último mês. A Vale passou a fornecer água de sua área interna, na Mina Conceição, para tratamento e distribuição pela ETA Rio de Peixe.

Antes, a distribuição na ETA vivenciava um impasse: a captação era feita em barragem de rejeitos da Vale e despertava suspeitas de contaminação por metais pesados.

Além disso, segundo Leonardo, começam em breve os trabalhos de melhorias na captação na Barragem de Santana e a ampliação da ETA Gatos. Uma empresa foi licitada para o serviço, mas, faltavam os insumos e equipamentos de trabalhos - assunto em fase de conclusão pela Secretaria de Obras. As obras têm previsão de término para 2018.

“Neste ano, também, o índice pluviométrico está mais próximo da média de Itabira. Com o consumo consciente ao longo desses meses, eu acredito que nós tenhamos em 2017 uma condição melhor de enfrentar a crise da água”, pontuou Leonardo.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO