AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Consulta popular sobre retorno às aulas presenciais se encerra nesta terça
27/07/2021

 

Escola Betim
Retorno nas escolas municipais seguirá protocolos sanitários contra a Covid
Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

Termina nesta terça (27) o prazo da consulta popular da Prefeitura de Betim, na região metropolitana, sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal. A pesquisa apontará a preferência dos pais e/ou responsáveis, que poderão optar por um dos modelos de ensino: o híbrido ou remoto.

Segundo o município, o objetivo é organizar o plano de trabalho para receber, conforme as normas sanitárias e pedagógicas, funcionários e estudantes nas escolas. 

A retomada das aulas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), acontecerá sob a lógica do ensino híbrido, de modo que a turma será dividida em grupos: um grupo virá para a unidade escolar (ensino presencial), enquanto o outro permanecerá realizando atividades orientadas pelos professores em casa, conforme cronograma apresentado pela unidade escolar do seu filho(a).

A consulta popular pode ser feita CLICANDO NESTE LINK

Cronograma de retorno presencial
O retorno das aulas presenciais de cerca de 59 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o que inclui alunos do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos Centros Infantis Municipais e das creches conveniadas, está marcado para agosto em Betim

As normas sanitárias e as diretrizes pedagógicas que devem ser adequadas e seguidas pelas unidades escolares para o retorno do ensino semipresencial foram publicadas na edição de quinta (22) do "Órgão Oficial do Município", por meio do decreto nº 42.803.  

A retomada das aulas e das demais atividades pedagógicas ocorrerá em regime híbrido, ou seja, por rodízio de turmas, e de forma gradativa.

Os profissionais das escolas retornam no dia 2 de agosto. Os alunos da educação infantil, especificamente da pré-escola (4 e 5 anos), voltam no dia 9 de agosto, enquanto os demais (0 a 3 anos) retornam no dia 16 de agosto.

Já os alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e os da Educação de Jovens e Adultos retornam às aulas presenciais no dia 9 de agosto. Os matriculados no 1º ao 6º ano voltam ao ensino presencial no dia 16 de agosto.

"Estamos atentos ao retorno seguro das aulas presenciais, previsto para agosto. Sabemos que cada escola tem uma realidade e suas especificidades, seja no tamanho da unidade, das salas e/ou da quantidade de alunos. Estamos nos adequando para atender todas as normas sanitárias e para apoiar as escolas no monitoramento e no cumprimento dessas medidas. No nosso protocolo existem tópicos específicos para cada repartimento da unidade escolar, como biblioteca, refeitório, pátio, banheiros e salas de aula, além do cuidado no transporte escolar. Além disso, todos os profissionais da educação foram vacinados e seguimos atentos à efetivação da vacina aos alunos com idade acima de 12 anos", afirmou Marilene Pimenta, secretária municipal da Educação.

O sistema prevê um rodízio de agrupamento de cada turma das unidades escolares. Portanto, cada grupo será dividido em menores, que podem ter a quantidade de alunos variada, respeitando o tamanho de cada sala de aula.

Os grupos se revezarão, ou seja, enquanto um terá aulas presenciais na escola, outro estará em casa desenvolvendo as atividades preparadas pelo professor.  

Além do modelo de ensino híbrido, será mantida a oferta do ensino remoto, ou seja, pela internet, ou via retirada de material diretamente na escola - para estudantes cujos pais e/ou responsáveis optaram por não enviar para a escola, de modo a garantir ao aluno o direito ao acesso às atividades curriculares e o cumprimento da carga horária prevista por lei.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO