AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Prefeitura lança programa sobre empreendedorismo
24/05/2017

                Prefeitura lança programa sobre empreendedorismo

 

Com o objetivo de inserir o empreendedorismo no currículo escolar e oportunizar aos educadores novas possibilidades de atuação e compreensão dos conceitos do processo ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências empreendedoras, a Prefeitura de Itabira lança nesta quarta-feira (24) o programa Cultura Empreendedora nas Escolas. A cerimônia será às 14 horas, no teatro do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a ação é resultado de uma parceria entre o Município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a solenidade, alunos das escolas municipais serão contemplados com apresentações artísticas, realizadas por profissionais da rede municipal de ensino. O evento contará ainda com a presença de autoridades municipais.

Precisamos preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. As crianças de seis a nove anos ainda não pensam no futuro, mas nós, educadores, temos que pensar para elas. Queremos despertar um espírito de competitividade saudável nos alunos, para, no futuro, as empresas disputarem esses funcionários e não o contrário”, disse o secretário municipal de educação, José Gonçalves Moreira.

De acordo com a SME, o programa Cultura Empreendedora nas Escolas acontecerá em três etapas. São elas:

1) Formação dos educadores – com carga horária de 24 horas (presencial) e 21 horas do projeto de implantação do programa nas escolas. O curso será ministrado por consultores do Sebrae e tem como base teórica os temas “Teorias Educacionais e Fundamentação das Pedagogias”, “Teorias do Empreendedorismo”, “O empreendedor”, “Perfil do Empreendedor”, “Protagonismo Juvenil e Plano de Negócios”, “Ciclo de Aprendizagem Vivencial”, “Ferramentas do Programa” e “Oficina de Experimentação”.

A capacitação dos professores foi iniciada na segunda-feira (15), no auditório da SME. As turmas são compostas por cerca de 30 profissionais da Educação, entre eles diretores escolares, vice-diretores, pedagogos e professores. A meta da SME é capacitar todos os professores do 1º ao 6º ano. Após a capacitação, os profissionais desenvolverão a metodologia nas escolas onde atuam. Essa etapa acontece até o mês de junho.

2) Monitoramento e implantação do programa nas escolas, entre os meses de agosto e dezembro.

3) Encerramento das atividades do ano com a Feira do Jovem Empreendedor, em dezembro.

O programa

O programa Cultura Empreendedora nas Escolas faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, e busca soluções educacionais com professores e alunos, atuando no desenvolvimento de competências empreendedoras e inserção no mercado de trabalho. Para isso, cada escola participante elege uma ideia empreendedora para desenvolver um projeto que seja rentável financeiramente.

O programa será trabalhado com alunos do primeiro ano do ensino fundamental I, hoje com seis anos de idade e, nas séries seguintes, ao longo dos anos.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO