AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Prefeitura lança espaço público de coworking
27/05/2017

                                

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local, a Prefeitura de Itabira inaugura na próxima quarta-feira (31), às 10 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) – rua Gerson Guerra, nº 162. Bairro Santo Antônio – o ItabiraHub, primeiro coworking público de Minas Gerais, também conhecido como escritórios compartilhados.

O ItabiraHub oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. No entanto, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), “além da redução de custo operacional que o espaço oferece, queremos que os participantes troquem experiências. O networking, o colaborativismo e a troca de informações para saber como as outras áreas pensam, são alguns dos benefícios dessa modalidade”.

Os escritórios compartilhados no espaço da SMDUMA – no Parque Natural Municipal do Intelecto – são provisórios e compreendem quatro salas, sendo uma de reunião, uma para capacitação e duas salas para as empresas se instalarem. “As empresas também terão acesso ao estacionamento do parque e aos armários para guardar objetos pessoais”, completou Don Carlos que também ressaltou os benefícios para o município. “A Prefeitura organizou o espaço e a infraestrutura adequada com baixo custo para que as empresas de startups desenvolvam as suas atividades e gerem emprego e renda para a nossa cidade”, disse.

Para Denise Alvarenga, coordenadora do Workshop Itabirano de Negócios (Win) da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) – também parceira do ItabiraHub – esse espaço abre diversas possibilidades para o município. “O primeiro coworking público de Minas Gerais vem apresentar para o nosso ecossistema empreendedor um espaço para que startups tenham como crescer rapidamente. Nossa expectativa é que essa ação gere empregos, renda, mas principalmente inspiração”.

Empresas

Em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), dez empresas já foram selecionadas para compartilharem os escritórios públicos – Mittel, Garden Box, My Little Job, Cook2U, SoundEraser, Pro Automatos, TOC (Tecnologia de Otimização de Comunicação), Agilizaê, Solucione e Panda Content – sendo as cinco primeiras escolhidas por meio do 2º Startup Weekend Itabira, realizado no início do mês passado, e as outras remanescentes da primeira edição do evento ou já incubadas pelas universidades da região.

De acordo com Denise Alvarenga, “grande parte dos participantes das startups são das universidades regionais Funcesi, Unifei e Ufop e nessa nova realidade de emprego que o mundo apresenta, se o estudante não compreender que empreender é uma necessidade teremos desemprego e desperdício de conhecimento”, concluiu a coordenadora do Win.

O espaço definitivo do ItabiraHub será no prédio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec) – avenida Duque de Caxias, nº 1.240. Bairro Esplanada da Estação – que já está em reforma para adequar o coworking público. Segundo o secretário Don Carlos, a conclusão da reforma está prevista para o final deste ano.


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO