AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Conceição do Mato Dentro está entre os municípios de maior pontuação no ICMS Cultural
Conceição do Mato Dentro deve ter orgulho do que vem sendo feito nesta área 24/06/2016

 

 
ACOM PMCMD
A tabela do ICMS Cultural não é sobre quantos patrimônios o município possui, mas sim sobre o trabalho que é feito para preservá-losO IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais divulgou ontem a pontuação provisória do ICMS Cultural e Conceição do Mato Dentro se destaca mais uma vez. Com a 5ª colocação, o município comemora o resultado e reafirma o seu compromisso em trabalhar pela memória do seu povo, mantendo viva a história que edificou em seus 313 anos. O recurso financeiro será repassado em 2017.

Com o total de 33,31, a pontuação de CMD coloca o município logo após Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Diamantina, cidades que, tradicionalmente, ocupam as posições mais altas devido aos seus ricos repertórios histórico-culturais, reconhecidos pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. Mas, mesmo assim, vale lembrar que em 2014 o trabalho realizado em Conceição sobressaiu ao de Mariana e Diamantina, quando ficou em 3ª colocação.

A tabela do ICMS Cultural não é sobre quantos patrimônios o município possui, mas sim sobre o trabalho que é feito para preservá-los e o correto investimento do ICMS Cultural por parte das secretarias responsáveis. Sobre isso, a Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Julia Santana, fala do seu trabalho:

“Conceição do Mato Dentro deve ter orgulho do que vem sendo feito nesta área, pois mesmo com tantas dificuldades enfrentadas, os números e resultados estão sendo apresentados. Desde 2013 presto contas do trabalho desenvolvido sob minha execução e responsabilidade, que foi quando assumi a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Não desmereço a importância de nenhum trabalho anteriormente realizado, mas considero interessante apresentar a população números, dados e estatísticas para comprovar a seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido. Quero salientar que o importante não é estar em primeira ou última colocação, mas sim transformar o nosso trabalho em bons resultados e manter a arrecadação do ICMS Cultural sem haver prejuízo financeiro para o município, o que vem acontecendo desde 2013, aumentando ou mantendo a cada ano os valores recebidos por este mérito”.
 
icms-tabela

O ICMS Cultural é garantido pela Lei Estadual nº 13.203, que dispõe sobre a distribuição dos recursos arrecadados através do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação. Dessa forma, o município que possui um Conselho de Patrimônio e que protege e cuida dos bens históricos e culturais recebe mais recursos para fomentar ainda mais o seu trabalho. Para isso, avaliam-se os critérios de gestão: política cultural local, educação patrimonial, inventário de proteção ao acervo cultural – planejamento e ações, tombamento e ações de proteção e devido investimento da verba recebida a cada ano.

A tabela completa do ICMS Cultural 2017 está disponível no site do IEPHA.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO