AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Preservação ambiental – Prefeitura de Itabira lança Cidade Viva e estreia plantio de 15 mil mudas no Parque do Intelecto
22/11/2018

Preservação ambiental – Prefeitura de Itabira lança Cidade Viva e estreia plantio de 15 mil mudas no Parque do Intelecto

Na próxima semana a Prefeitura de Itabira dará início, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), ao programa Cidade Viva. A partir de segunda-feira (26), um território de sete hectares, entre o Parque Natural Municipal do Intelecto e o Pico do Amor, receberá o plantio de aproximadamente 15 mil mudas de árvores nativas. Preocupada com a educação ambiental das novas gerações, a SMMA envolverá crianças e adolescentes nas atividades de plantio.

A ação tem apoio da organização não governamental Instituto Espinhaço. A ONG é responsável pelo programa Plantando o Futuro, com a meta de semear 30 milhões de árvores em solo mineiro.

Já na segunda-feira, equipes do Instituto e da SMMA farão a roçada e a abertura dos berços que receberão as mudas. A Secretaria, além do mais, está alinhando com escolas locais o engajamento de estudantes no plantio das árvores. A programação deve ocorrer por cinco dias.

Priscila Martins da Costa, secretária Municipal de Meio Ambiente, e Fabrício Saez Milânio, diretor de Preservação Ambiental da Prefeitura de Itabira, explicam que a área escolhida para a primeira fase do Cidade Viva é acertada: o Parque do Intelecto, unidade de conservação remanescente de Mata Atlântica inserida na área central da cidade. O parque, com mais de 35 hectares, incorpora também o Pico do Amor, patrimônio natural, cultural e religioso de Itabira.

Dessa forma, o Cidade Viva terá contribuição ímpar à reparação de áreas atingidas por queimadas, desmate e degradação do solo. “O trabalho permite ainda uma substituição das chamadas espécies exóticas invasoras – plantas que se multiplicam rápido, são agressivas e com efeitos negativos sobre o território do parque”, explica Fabrício.

 

Outras ações

A expectativa é fazer do programa uma importante ferramenta de educação ambiental, pontua, por sua vez, Priscila Martins da Costa. “Queremos trazer a comunidade para perto das ações e educar nossas crianças para um maior cuidado e preservação do meio ambiente”.

Para além da ação de estreia, o Cidade Viva terá outras medidas de recuperação e preservação ambiental em Itabira. A SMMA deverá lançar também, em médio prazo, seu Portal do Meio Ambiente, um site voltado a informações do segmento e valorização dos patrimônios naturais do Município.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO