AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Acita atenderá mais de 400 empresas de Itabira em posto para conciliação de conflitos
presidente da Acita, Eugênio Muller, deu boas-vindas para os convidados 27/10/2016

 

 
 
MARIANA REIS/DEFATO
Juíza Fernanda Chaves
Galeria de fotos
 

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) inaugurou nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace). O evento, que aconteceu no auditório da entidade, contou com a presença de associados, autoridades e população em geral. 

O Pace irá funcionar na Acita. As mais de 400 empresas associadas da associação poderão agendar um horário para a conciliação, através do telefone (31) 3831-2025. Em primeiro momento, o Posto atenderá uma vez na semana. De acordo com a demanda, o atendimento poderá se expandir no futuro. 

O presidente da Acita, Eugênio Muller, deu boas-vindas para os convidados e parabenizou o engajamento da juíza de Direito Titular do Foro de Itabira, Dra. Fernanda Chaves Carreira Machado. Em seguida, o advogado e diretor da Acita, Leonardo Oliveira, falou sobre o funcionamento do Pace na associação. 

Logo após, Dra. Fernanda Chaves, que também é coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) na comarca de Itabira, discursou sobre a importância do Pace para o município. Fernanda, emocionada, também falou que é a realização de um sonho pessoal. A magistrada leu uma carta expressando seu contentamento com a implantação do Posto. “São milhares de problemas que poderão ser solucionados. Tenho certeza que será um sucesso”, comemorou. 

Conciliação é uma técnica que pressupõe a participação de um terceiro, estranho ao conflito, em que as partes ditam o andamento do procedimento,  aceitam ou recusam as possíveis soluções e elaboram uma decisão consensual. De acordo com a juíza, o Pace solucionará grande parte dos problemas que não são acordados. “No qual onde ambas partes cedem e entram em acordo no final”, disse. 

Pace em Itabira

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Federação Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). 

Por meio do Pace será possível promover um diálogo entre as partes envolvidas, quando existirem conflitos, mediando acordos por meios de audiências de conciliação. A intenção é que esses conflitos sejam resolvidos antes do ajuizamento da ação. Isso significa um prazo menor de tramitação, sem burocracia. O acordo alcançado entre as partes recebe homologação judicial do Juiz do Foro de Itabira e tem segurança de sentença judicial.

Defato


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO