AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Vale evacua cerca de 500 pessoas próximas a mina em Barão de Cocais
Sirene tocou de modo preventivo e população de comunidade do Socorro foi levada para poliesportivo da cidade 08/02/2019

 

 
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
 

Cerca de 500 pessoas de comunidades de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, deixaram suas casas, na madrugada desta sexta-feira (8). Isso porque uma sirene tocou, de modo preventivo para alertar os moradores que moram próximos a uma barragem na região.

"Atenção, isso é uma emergência, isso não é um treinamento, é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente duas residências", soava a sirene. 

Segundo a Polícia Militar (PM), o disparo aconteceu proveniente da mina Gongo Soco, na região de Socorro, comunidade de Barão de Cocais. A população foi levada e orientada para poliesportivo.

A Defesa Civil e o comandante e subcomandante Polícia Militar da cidade e de Itabira acompanham a comunidade.

A prefeitura está em reunião com a Defesa Civil neste momento, para levantar mais informações.

Em texto divulgado pela Prefeitura de Barão de Cocais, por meio do Facebook, foi informado que há o risco de rompimento da barragem é de nível 2 e que há um desnível na estrutura. Leia na íntegra: 

Diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura.

Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução.

Os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

Novas informações a qualquer momento.

Por meio de nota, a Vale confirmou a ação preventiva. Confira a nota na íntegra:

Vale informa sobre barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

A ação teve início na madrugada de hoje (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.

Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2).

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO