AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
18 de maio – Prefeitura promove atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial
16/05/2019

18 de maio – Prefeitura promove atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

 

 

 

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, a partir desta quinta-feira (16), importantes eventos para lembrar a data de 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial. A programação, preparada pelas equipes de Saúde Mental (Centros de Atenção Psicossocial Adulto, Infantil e Álcool e Drogas – Caps, Capsi e Capsad) do município, são gratuitas e voltadas para os usuários, familiares, trabalhadores da área e toda a comunidade. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (22).

De acordo com a gerente dos Caps Adulto e Infantil, Jacira Helena Silva, a programação tem como objetivos principais ressignificar um movimento social com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e questionar as relações de estigma, preconceito e exclusão social para as pessoas que apresentam algum sofrimento psíquico. “É extremamente importante comemorar o dia 18 de maio para que todas as conquistas históricas não vivam retrocessos e prejudiquem o pertencimento social, o direito à cidadania”, afirmou.

Confira a programação:

16 de maio (quinta-feira)

14h – Sarau Poético – Com o tema “Viva a Viva! Viva a Arte!”, o evento contará com a participação de usuários dos serviços de Saúde Mental, familiares, escolas, artistas e instituições itabiranas. O espaço é aberto às pessoas que queiram compartilhar, experimentar, emocionar, sentir e transformar com arte.

Local: Praça do Campestre

20 de maio (segunda-feira)

14h – Cinema na Câmara – Esta edição do programa Cinema na Câmara apresentará o filme “O menino que descobriu o vento”: uma história sensacional, envolvente e de superação, que estimula discussões fundamentais sobre a força que cada um de nós tem dentro de si mesmo para promover mudanças coletivas que impactam na vida do outro. Toda a população está convidada para assistir.

Local: Câmara Municipal de Itabira

21 de maio (terça-feira)

Roda de Conversa Café com Prosa – Uma viagem até o município de São Gonçalo do Rio Abaixo para os serviços de Saúde Mental Caps/Capsad de Itabira e o serviço de Saúde Mental Peixe Vivo. Participarão do encontro usuários, familiares e trabalhadores da área. A proposta é ampliar discussões sobre as políticas de saúde mental, avanços, geração de renda, a construção da cidadania no cotidiano e a convivência familiar.

Local: Espaço Peixe Vivo, São Gonçalo do Rio Abaixo

22 de maio (quarta-feira)

19h – Mesa Redonda – Apresentação da história da Saúde Mental no município, com Marcelo Amorim Amaral Castro. Tema: “Desafios da nova política de Saúde Mental” e os impactos nos nossos serviços. Apresentação de Marta Elizabeth.

Local: Câmara Municipal de Itabira

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO