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Bom dia - Itabira, sexta, 16 de novembro de 2018  

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Volta dos voos para Pampulha pode ser definida ainda nesta quarta
TCU julga nesta quarta-feira o processo que pode liberar operações interestaduais no terminal 07/11/2018

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PUBLICADO EM 07/11/18 - 04h00

O destino do aeroporto da Pampulha pode ser definido nesta quarta-feira (7). O processo que envolve a volta dos voos interestaduais está na pauta do dia do Tribunal de Contas da União (TCU). Já existe uma recomendação da área técnica do tribunal para permitir a retomada das operações domésticas regulares. Se o acórdão for favorável, a medida cautelar que suspendeu a autorização para tais operações deixa de valer, e a Portaria 911/2017 do Ministério dos Transportes, que determinou a volta desses voos, entra em vigor imediatamente. A partir daí, a reativação ficará por conta dos pedidos das companhias aéreas e da avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a Anac, não há nenhum impedimento técnico em relação à infraestrutura do terminal, que tem o nome de Carlos Drummond de Andrade. Em setembro, a agência até homologou a pista para aeronaves de maior porte.

Como os pedidos de voos dependem de análise, ainda é cedo para estimar uma data para a retomada. No entanto, se depender do apetite das companhias aéreas, não vai demorar. Gol, Latam, Azul e Avianca já manifestaram interesse, caso o terminal seja reaberto para operações entre Estados.

Entretanto, há uma forte resistência por parte dos moradores do entorno e, principalmente, da BH Airport (consórcio formado pelo Grupo CCR e pela Zurich Airport), que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Esse terminal já opera abaixo da capacidade e teme que a liberação do aeroporto da Pampulha piore a situação, com a migração de voos e passageiros.

O presidente da Zurich Airport da América Latina, Stefan Conrad, destaca que Confins teria que mais do que triplicar para justificar a entrada em operação de outro aeroporto. “Em Belo Horizonte, hoje, a demanda é de 10 milhões de passageiros/ano. Estudos internacionais independentes, como o da consultoria Leigh Fisher, concluíram que, na economia de países emergentes, a eficiência do sistema de múltiplos aeroportos ocorre quando o primário processa mais de 35 milhões de passageiros/ano. Ou seja, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, nessa perspectiva, precisaria crescer 3,5 vezes para atingir esse gatilho de 35 milhões”, justifica Conrad.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que é responsável pela administração do terminal da Pampulha, e o Ministério dos Transportes, que defende a volta dos voos – embora tenha elaborado um parecer técnico reconhecendo todos os impactos que esse retorno traria para Confins –, só vão se manifestar após a decisão do TCU.

Vistas

Pode demorar. Há chance de a definição não sair nesta quarta-feira. Nos últimos dois dias, foram registrados dez pedidos de sustentação oral e quatro de vista. O TCU não informou quem solicitou.

 

Demanda aérea mundial cresce 5,5%

São Paulo. A demanda aérea mundial (medida em número de passageiros por quilômetro voado, ou RPK) cresceu 5,5% em setembro ante o mesmo mês do ano passado, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Esse desempenho corresponde a uma desaceleração frente a agosto, quando o indicador avançou 6,4% no comparativo anual, aponta a entidade.

Já a oferta de assentos (assentos-quilômetros ofertados, ou ASK) aumentou 5,8% ante setembro de 2017. “Estimamos que os impactos de severo furacão e da atividade de tufões em setembro tenham cortado 0,1 ou 0,2 ponto percentual do crescimento esperado (para o tráfego)”, diz a Iata por meio de nota.

Na América Latina, a demanda aumentou 6,3% ante setembro de 2017, enquanto a capacidade subiu 8,3%. 

Especificamente para o Brasil, a Iata reporta que o tráfego no mercado doméstico cresceu 3,5%. Já a oferta de assentos subiu 6%.

 

 


 

 

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