AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO
Bom dia - Itabira, sexta, 16 de novembro de 2018  

GERAL
Qualificação – Seminário de educação infantil reúne grande público na FCCDA
07/11/2018

Qualificação – Seminário de educação infantil reúne grande público na FCCDA

 

 

Docentes, técnicos e outros servidores de creches e escolas que atendem a educação infantil em Itabira estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (6) no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O encontro encerrou um ciclo do projeto público-privado “Educação Infantil em Itabira” – parceria entre a Fundação Vale e a Prefeitura com vista à qualificação dos profissionais do segmento.

A programação do seminário “Ser do Brincar – Práticas em Educação Infantil” foi aberta às 8 horas e ocorreu até o fim da manhã. Houve relatos, debate, palestra e painéis, com a participação de um público expressivo em uma discussão sobre o ensino-aprendizagem oferecido às crianças em sala de aula. “O encontro é a culminância de um trabalho realizado ao longo de um ano. O projeto continua, mas, agora, em nossas mãos. Todos estes profissionais servirão de multiplicadores dos conhecimentos que obtivemos”, expôs José Gonçalves Moreira, secretário Municipal de Educação.

 

Seminario Educacao Infantil em Itabira (1)

Idealizado pela Fundação Vale, o projeto Educação Infantil em Itabira começou no ano passado na Secretaria Municipal de Educação (SME) com um diagnóstico das creches e unidades de pré-escola locais. Após a análise, no decorrer de todo este ano os professores e equipes de apoio rediscutiram práticas pedagógicas e o ambiente de desenvolvimento das crianças com até cinco anos.

Segundo Mariana Pedroza, gestora do projeto, a ação teve como ponto de partida o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual tem como primeira meta universalizar a educação infantil na pré-escola e ampliar as vagas nas creches.

Porém, no entendimento da gestora, não se trata somente de acolher mais crianças, e, sim, garantir a elas experiências reais de desenvolvimento e aprendizagem. “A educação infantil tem suas especificidades: um ambiente mais lúdico, do brincar, de desenvolver questões psíquicas, motoras”. José Gonçalves continuou, ao lembrar a necessidade de fortalecer os anos iniciais da educação. “A criança já começa seu aprendizado desde a creche”, disse.

 Seminario Educacao Infantil em Itabira (4)

Etapa seguinte

O próximo passo do projeto na cidade figura doação de equipamentos multimídia, brinquedos e jogos educativos, livros de literatura infantil, instrumentos musicais, material de artes e outros às escolas participantes. “Temos, agora, nos meses de novembro e dezembro, a entrega de equipamentos. Tudo foi definido conforme a necessidade de cada unidade, de cada criança”, esclareceu Pedroza.

O projeto tem participação também da ONG Solidariedade França-Brasil. Na região, já foi executado no município de Rio Piracicaba.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2018. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO