AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLÍCIA
Justiça manda empresa de trem indenizar mãe de criança morta em atropelamento
Desembargadores consideraram que houve culpa concorrente da vítima em Buenópolis 11/07/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Buenópolis
 
PUBLICADO EM 10/07/18 - 12h42

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu que a empresa Ferrovia Centro Atlântica deverá indenizar em R$ 50 mil a mãe de uma criança, de 10 anos, atropelada por um trem em 2016, em Buenópolis, na região Central de Minas Gerais.

O órgão entendeu que houve omissão por parte da empresa, uma vez que ficou comprovado que o local do acidente é margeado por residências sem qualquer barreira, permitindo o livre acesso de pessoas, e que o ponto em que há a passagem de veículos não estava devidamente sinalizado.

Os desembargadores consideraram, no entanto, que houve culpa concorrente da vítima, que agiu com imprudência, o que influenciou a fixação da quantia.

A Ferrovia alegou que a vítima ingressou em local proibido, de maneira negligente e imprudente, para atravessar a linha férrea.

A empresa afirmou também que houve falha dos pais em relação à obrigação de cuidar da criança (culpa in vigilando), uma vez que a própria mãe afirmou que pediu ao filho para ir sozinho à casa de sua prima, do outro lado da linha férrea, para dar-lhe um recado.

Para a relatora da ação, a desembargadora Mariangela Meyer, é de conhecimento geral que a ferrovia explora atividade econômica que possui riscos inerentes ao serviço, notadamente os que envolvem acidentes com veículos automotores e pedestres.

Para Mariangela, ficou caracterizada a responsabilidade da concessionária, bem como o seu dever de indenizar, porque foi comprovada a conduta, o dano, o nexo causal e a falta do serviço.

A desembargadora ponderou que a criança contribuiu para o ocorrido, ao transpor a linha férrea em local inapropriado. Foi considerado, ainda, o fato de o menino  ter à época 10 anos, devendo os pais zelarem por sua segurança.

Para a magistrada, a quantia de R$ 50 mil atende à função da indenização, qual seja, compensar o sofrimento experimentado pela mãe da vítima, servindo ainda como meio inibidor de reincidência do fato.

Posicionamento da FCA

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informa que recebeu a notificação judicial e avalia as medidas a serem adotadas. A empresa esclarece que realiza periodicamente ao longo da sua malha campanhas educativas de segurança que visam alertar as comunidades sobre a importância de um comportamento seguro diante da linha férrea. Nessas ações, as pessoas são sempre orientadas a não andar sobre os trilhos nem caminhar muito próximo a linha férrea, só atravessando em locais seguros e devidamente sinalizados.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO