AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLÍCIA
Drone ajuda PM a prender últimos criminosos de quadrilha no Norte de Minas
Suspeitos se esconderam em uma região densa de mata e foram descobertos com o uso de um drone que capta onde há presença de calor 01/10/2019

 

Drone Polícia Militar Norte de Minas
Imagens térmicas capturadas por drone apontaram para onde havia presença de calor na mata
Foto: Polícia Militar/Divulgação

Os últimos dois criminosos, integrantes de uma quadrilha altamente armada que se preparava para assaltar um carro-forte em Salinas, no Norte de Minas, foram capturados pela Polícia Militar nessa segunda-feira (30). Outros nove integrantes do grupo morreram na última semana durante confronto com os agentes, entre eles o líder da organização criminosa. 

Os suspeitos se esconderam em uma região densa de mata, no município de Padre Carvalho, também no Norte do Estado, e só puderam ser descobertos com o uso de um drone que sobrevoou a área para fotografar imagens térmicas – que detectam onde há presença de calor e, portanto, onde os criminosos estavam.

"Nós aproveitamos a combinação climática com o uso do imageador térmico. Com as nossas estratégias, os infratores tiveram que se movimentar, sair da parte mais densa geograficamente falando. Eles não se entregaram fácil, mas com a nossa supremacia de forças, após conversa, acabaram se entregando", explica o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar. 

Com estes últimos criminosos remanescentes do bando, os únicos que optaram por não confrontar os agentes dispostos no território de mata em Padre Carvalho, estava um fuzil norte-americano modelo M4. Além deste, outros fuzis, entre eles um AK-47, também foram apreendidos com o grupo, além de mais de 200 explosivos e pistolas, encontrados em um sítio em Salinas que servia como "base de apoio" para os criminosos. 

"Não desistimos em nenhum momento. São nove óbitos, dois presos e vasto armamento, além de enorme quantidade de explosivos capazes de alta destruição e impacto à nossa sociedade. Acreditamos que a Polícia Militar deu um recado importante à criminalidade", celebra o major. 

Apesar da prisão dos suspeitos, nos próximos dias o setor de inteligência da corporação permanecerá rastreando o território onde os confrontos aconteceram. "Acreditamos que chegamos ao limite, mas as operações continuam até que nos certifiquemos que a quadrilha foi completamente dissecada nessa operação", conclui. 

Governador

Um áudio atribuído a Romeu Zema (Novo) circula nas redes sociais desde a noite dessa segunda-feira (30), através do qual ele parabeniza os policiais militares pela atuação estratégica na captura dos criminosos no Norte de Minas e comenta o atraso nos salários dos servidores das forças de segurança do Estado. 

"Meus parabéns a todos aí. Nosso governo está fazendo tudo que é possível pela classe, sei que vocês ainda estão recebendo de forma atrasada os salários, mas estamos lutando para que essa situação venha a se normalizar o quanto antes", pontua. A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a Secretaria de Governo para se certificar de que o áudio é, de fato, de Romeu Zema, mas ainda não obtivemos retorno. 

Relembre

A quadrilha a que pertencem os dois suspeitos presos se organizava para cometer um assalto contra um carro forte na região Norte do Estado, quando o esquema foi descoberto pelas polícias militares de Minas Gerais e da Bahia.

Os agentes abordaram os suspeitos na tarde de 25 de setembro e, segundo a corporação, houve confronto. Seis dos supostos criminosos foram mortos àquele dia. Um deles chegou a ser candidato à vereança de Padre Carvalho na última eleição.

No dia seguinte, durante coletiva, a Polícia Militar confirmou que o grupo é especializado em assaltos e resgate a criminosos detidos em presídios. Após o confronto, cinco fugiram e se refugiaram em uma mata em Padre Carvalho, onde as buscas ficaram concentradas ao longo da última semana. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO