AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Governador Pezão começa as sessões de quimioterapia nesta sexta
Ele deve ficar internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, até terça (29). Doença que atinge Pezão representa 1% de todos os linfomas. 25/03/2016

 

 

Do G1 Rio

 
 
 
 
 
 
 

O governador Luiz Fernando Pezão passa pela primeira sessão de quimioterapia nesta sexta-feira (25). Ele deve ser submetido de seis a oito ciclos de quimioterapia e o tratamento deve durar até seis meses. A perspectiva da equipe médica que está tratando do governador é boa, já que 70% dos pacientes com esse tipo de câncer e que são submetidos ao tratamento se recuperam.

O governador está internado há 14 dias no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, e continua sem poder receber visitas. Ele deve ter alta hospitalar desse primeiro ciclo de tratamento na terça-feira (29), data em que completa 61 anos de idade. Ele ficará licenciado durante 30 dias para iniciar o tratamento. Na tarde desta quinta (24), o governador fez um procedimento para inserir um cateter debaixo da clavícula, por onde receberá a quimioterapia.

Nesta quinta, o o governador convocou uma coletiva de imprensa para informar que havia sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer no sistema linfático que afeta o sistema de defesa do organismo.

O intervalo entre os ciclos de tratamento é de 21 dias, pois o organismo sofre os efeitos da quimioterapia. "Isso não quer dizer que ele precise ficar isolado. Porém, temos que reconhecer que é uma situação diferente, de acordo com as necessidades do cargo. Estamos conversando sobre isso", disse o oncologista Daniel Tabak, ressaltando que o tratamento, ao todo, deve durar entre seis e oito meses.

Durante a coletiva, Pezão garantiu que vai enfrentar a doença com determinação e firmeza. "Tem coisas piores na vida. Tem coisas que Deus dá para a gente porque sabe que somos capazes de carregar. Eu sei que vou passar por isso daí e vou acabar mais forte", afirmou.

 
 
 
 
 
 
 

Câncer do governador tem cura
Ainda segundo a equipe médica, o comprometimento ósseo é comum e, no caso do governador, duas vértebras foram atingidas.

"Mas o dado mais importante é que não existe nenhum comprometimento volumoso de linfonodomegalias. Não atingiu nenhum órgão crítico. Por isso, temos uma perspectiva boa. Mais de 70% dos pacientes ficam curados com este tipo de tratamento", disse Tabak.

O tipo de linfoma diagnosticado nos exames é o anaplásico de grandes células T-ALK positivo que, segundo os médicos, é um dos mais agressivos, mas totalmente curável. O tratamento se estenderá por ciclos, sendo três dias de quimioterapia e 18 dias sem a medicação. Esses ciclos devem ser realizados de seis a oito vezes. Avaliações serão feitas ao longo do tratamento. E o governador não vai passar por nenhuma intervenção cirúrgica, a não ser a colocação de um cateter para receber a medicação.

"O câncer acontece em pessoas que não têm esse grau de impacto. Por isso, não podemos atribuir à atividade do governador. A recomendação médica é que ele seja preservado para conduzir de forma adequada o tratamento. Para que a periodicidade dos ciclos seja garantida", destacou o médico, ressaltando que o linfoma do governador Pezão não é o mesmo da presidente Dilma Rousseff, que teve um linfoma das células B.

Doença que atinge Pezão representa 1% de todos os linfomas
Estima-se que os linfomas representem a nona ou a décima causa mais comum de câncer no Brasil, variando de acordo com a região do país. São classificados mais de 60 tipos de linfoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o Brasil deve registrar 10.240 casos de linfoma não-Hodgkin em 2016, com incidência maior em homens do que em mulheres.

Na maioria das vezes, os linfomas não têm causa específica que contribua para o seu surgimento, como é o caso, por exemplo, do câncer de pulmão, que tem no fumo um agente catalisador. O tratamento de Luiz Fernando Pezão se estenderá por ciclos, sendo três dias de quimioterapia e 18 dias sem a medicação. Esses ciclos devem ser realizados de seis a oito vezes. Avaliações serão feitas ao longo do tratamento. Ele vai se licenciar do cargo por 30 dias.

Para identificar o tipo de linfoma de Pezão, os médicos fizeram uma biópsia, analisando uma parte do tumor retirada em cirurgia. Esta amostra foi analisada em laboratório. O governador também passou por um pet scan, que é um exame de imagem que ajuda a identificar a atividade metabólica de possíveis tumores.

Os linfomas são divididos em dois grandes subtipos: os Hodgkin e os não-Hodgkin, porque possuem células com características diferentes. Os não-Hodgkin são mais comuns, acometendo cerca de 80% dos pacientes. Os Hogdkin atingem apenas 20% do total de pessoas que têm linfoma e costuma ser mais frequente nos dois extremos da vida, principalmente pacientes jovens e os mais velhos.

Correligionários desejam melhoras  
Não faltam mensagens de apoio a Pezão, nesta quinta-feira. Nas redes sociais, companheiros de partido do governador desejaram melhoras e disseram estar confiantes na recuperação de Pezão.

"Estou confiante na pronta recuperação do companheiro e amigo, governador do nosso estado, Luiz Fernando Pezão. Eu já tive câncer e, com fé em Deus, seguindo as orientações médicas, me curei. Pezão vai se curar rapidamente", dizia a publicação no perfil de Jorge Picciani, presidente da Assembleia Lesgislativa do Rio.

O prefeito Eduardo Paes disse que "Pezão está acostumado a vencer desafios" e desejou força ao governador. "Mais do que fazer o registro de nossa amizade nesse momento, queria aqui reconhecer e enaltecer o super ser humano que nos honra governando o Estado nesse momento tão difícil", afirmou no texto.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO