AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Planalto abre mão de sistema de e-mail antiespionagem
O sistema usado anteriormente foi criado pelo Serpro depois da revelação de a agência de segurança nacional dos EUA, espionou o governo da e 21/10/2017

Planalto
Planalto troca sistema próprio por serviço de e-mail da Microsoft
 

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto abriu mão de um sistema de segurança antiespionagem desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2013 e instalou um serviço de e-mail institucional que utiliza a tecnologia de uma multinacional americana, a Microsoft. A dispensa do sistema próprio foi feita pelo governo Michel Temer em abril deste ano. A justificativa oficial para a troca é “unificar o serviço de correio eletrônico” da Presidência da República.

O sistema usado anteriormente, chamado de Expresso V3, foi criado pelo Serpro depois da revelação de que a NSA, a agência de segurança nacional dos Estados Unidos, espionou o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. As revelações foram feitas usando como base os dados coletados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que mostraram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito no país foram monitorados.

O governo sustenta que a solução utilizada desde abril é segura. Além disso, Temer faz uso de uma conta privada no Gmail, da Google, para se comunicar com aliados sobre assuntos do governo.


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO