AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Lula quer mineiro como vice
Ex-presidente disse a aliados que Marcio Lacerda e Josué Alencar são opções 09/06/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
d
Pré-candidato. Ato que lançou Lula à Presidência foi realizado nesta sexta em um hotel em Contagem, onde lideranças políticas e artistas de todo o país estiveram presentes
PUBLICADO EM 09/06/18 - 03h00

Minas foi o Estado escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sediar o lançamento nesta sexta-feira (8), em Contagem, de sua pré-candidatura à Presidência da República. Preso em Curitiba há 60 dias, a participação do líder petista no evento se deu por meio de uma carta dirigida ao povo brasileiro. Nela, Lula reafirma que assumirá a missão de ser o candidato ao Planalto e que acredita que a Justiça Eleitoral “manterá a coerência com seus precedentes de jurisprudência, desde 2002, não se curvando à chantagem da exceção só para ferir seu direito e o dos eleitores ao voto”.

Entre discursos e pronunciamentos dos principais quadros do PT no país, repercutiu no evento as supostas conversas que Lula teve com aliados sobre a escolha do vice para compor a chapa presidencial. As opções são indicativos de que o ex-ministro Jaques Wagner (BA) é o preferido de Lula para substituí-lo, caso seja mesmo impedido de concorrer.

Como Wagner tem musculatura no Nordeste, um vice da região Sudeste buscaria expandir esse eleitorado. Os nomes citados são do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) e do empresário Josué Alencar (PR). Josué é filho do vice-presidente no governo de Lula, José de Alencar, morto em 2011. Por isso, sua indicação teria forte simbolismo. A escolha de Lacerda poderia atrair o PSB para uma aliança com o partido.

Lula também autorizou, em conversas com auxiliares, que seja costurado um pacto de não-agressão com o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, com vistas ao segundo turno. Segundo petistas, a orientação é que o pedetista seja tratado como alguém do mesmo campo político. O governador do Ceará, Camilo Santana, foi o único chefe do Executivo petista ausente no evento. Próximo de Ciro, Santana chegou a defender o pedetista como alternativa diante da prisão de Lula.

Carta. Assim como em discursos anteriores, feitos antes de ser preso, Lula repetiu em seu manifesto as críticas ao juiz Sergio Moro e à força-tarefa da Lava Jato. O petista voltou a dizer que foi vítima de perseguição e que, até hoje, não foram apresentadas provas contra ele.

“Os que me acusaram na Lava Jato sabem que mentiram, pois nunca fui dono, nunca tive a posse, nunca passei uma noite no tal apartamento do Guarujá. Os que me condenaram, Sergio Moro e os desembargadores do TRF-4, sabem que armaram uma farsa judicial para me prender, pois demonstrei minha inocência no processo e eles não conseguiram apresentar a prova do crime de que me acusam”, diz trecho da carta.

O ex-presidente também disse que vai defender as estatais da política “entreguista” do governo federal. “A Petrobras tem de voltar a ser brasileira. Vamos acabar com essa história de vender seus ativos. Também de que impediremos a privatização da Eletrobras, do Banco do Brasil e da Caixa, o esvaziamento do BNDES”. (com agências)

Pimentel

Candidatura. O PT aproveitou o evento desta sexta-feira para lançar também de forma oficial a candidatura à reeleição do governador Fernando Pimentel. Um vídeo sobre Minas foi exibido no ato.

 

‘Será uma agressão’, diz Gleisi Hoffmann

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira que será uma agressão e uma brutalidade caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não permita a candidatura do ex-presidente Lula. A senadora concedeu entrevista antes do evento de lançamento da pré-candidatura de Lula. Ela afirmou que o partido vai registrar Lula como candidato até 15 de agosto.

“Se o TSE avaliar que não pode, será uma agressão contra o presidente pelo que representa essa sentença injusta contra ele. Mas temos recursos bem-fundamentados nas instâncias superiores de que teria que ser feita a candidatura. Nós podemos definir que ele faça a disputa sem o registro. Mas, independentemente de continuar preso, ele vai ser o nosso candidato. Não há restrição para isso”, declarou. 

A presidente nacional do PT disse acreditar no resultado positivo dos recursos que pedem a liberdade de Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela garantiu ainda que não há plano B para substituir Lula na disputa. Nos bastidores, é ventilada a possibilidade de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad concorrer à Presidência. Ele participou nesta sexta-feira do ato.

 

Chapa com Lacerda desagrada petistas

O deputado estadual Rogerio Correia (PT), que tem participado da construção da chapa de reeleição de Fernando Pimentel (PT), disse não acreditar no nome de Marcio Lacerda (PSB) para integrar a chapa presidencial de Lula.

“Temos que discutir as questões que estão sendo negociadas realmente, como o Josué Alencar, que é um nome que agrada o pensamento progressista e o mercado produtor, o mercado formado por trabalhadores e que cria empregos”, disse o parlamentar.

Internamente, a especulação desagradou petistas que ainda têm fresco na memória a ruptura do ex-prefeito com o PT nas eleições de 2012. Outros, no entanto, colocam Lacerda como possível nome a integrar a chapa de Pimentel na vaga de candidato ao Senado. 

Os responsáveis por esse diálogo com o PSB mineiro seriam os deputados do PT Reginaldo Lopes e Odair Cunha. “É o Reginaldo construindo a ponte com Lacerda e Odair destruindo”, dise, aos risos, um interlocutor do partido.

 

Tucanos são alvos de crítica em evento

Os petistas que participaram nesta sexta-feira no lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República não pouparam nas críticas feitas aos senadores tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia. Durante seu discurso, o também senador Lindbergh Farias (PT) alfinetou Aécio, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução à Justiça.

“Quiseram desmoralizar a Dilma, mas eu digo: desmoralizado está é Aécio Neves”, bradou sob aplausos e gritos da militância. O senador carioca disse ainda que o povo vai fazer justiça elegendo Dilma como senadora. “O povo vai fazer justiça elegendo a Dilma para o Senado por Minas”, disse. 

As críticas também atingiram o pré-candidato ao governo de Minas pelo PSDB, Antonio Anastasia. “Fernando Pimentel vai derrotar o relator cínico do golpe. Anastasia vai perder a eleição para nós”, afirmou Lindbergh, que também chamou Sergio Moro de “covarde”.

Governo ideal

Costura. O deputado Rogério Correia citou o nome da deputada federal Jô Moraes (PCdoB) como a candidata ideal para ser vice de Pimentel na próxima eleição. “A Jô formaria a nossa chapa dos sonhos para o governo. Mas ela parece ter outros planos, não quer mesmo abrir mão de uma tentativa ao Senado”, disse.

Novo rumo. Jô Moraes tentou diálogo com o PT para integrar a chapa, mas, com Dilma já sendo imposta pela direção nacional, o PCdoB tem ficado sem opções. Nas últimas semanas, a deputada se encontrou pessoalmente com Marcio Lacerda para discutir uma integração. A conversa, segundo interlocutores, avançou.

 
 
 

 

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO