AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Câmara aprova concessão de diárias a conselheiros de saúde
01/08/2018

 

A Câmara Municipal de Itabira aprovou, na reunião desta terça-feira, 31 de julho, a concessão de diárias para membros do Conselho Municipal de Saúde, quando em viagens para congressos, cursos e treinamentos. O Projeto de Lei 34/2018, de autoria do Executivo, estava na pauta desde a semana passada e recebeu uma emenda modificativa do vereador André Viana Madeira (Pode), que limita o quantitativo de viagens por ano e restringe a quantidade de conselheiros.

De acordo com André Viana, as modificações foram elaboradas em consonância com os conselheiros, que têm acompanhado a tramitação do projeto na Câmara desde o início. Ao comentar a matéria, o vereador ressaltou que, em casos de cursos ou treinamentos que exijam participação de mais pessoas, é preciso analisar a possibilidade de se trazer o curso para Itabira ao invés de pagar diárias para deslocamento. A sugestão foi compreendida pelos demais parlamentares.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rodrigues, a diária é uma reivindicação antiga e atenderá primordialmente os representantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele disse que os conselheiros, que prestam um serviço voluntário, não tinham auxílio nas viagens em busca de melhorias para o bem comum.

Honrarias

Em turno único, os parlamentares aprovaram mais cinco Projetos de Resolução que prestigiam personalidades e organizações reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Os homenageados receberão em setembro quatro tipos de honraria: “Diploma de Honra ao Mérito”, “Título de Cidadania Honorária Itabirana”, “Medalha do Minério” e “Medalha Carlos Drummond de Andrade”.

Rua e 2º turno

Também em turno único, o Plenário aprovou o Projeto de Lei 75/2018, do vereador Carlos Henrique Silva Filho, Carlin (Pode), que denomina Santa Luzia a rua 5, no bairro Santa Marta. Já em segundo turno, os vereadores confirmaram o projeto do presidente Neidson Dias Freitas (PP), que reserva vagas preferenciais de estacionamento para gestantes e lactantes em Itabira.

Centro Universitário

O diretor do Centro Universitário Una em Itabira, Cleiton Geraldo Mendes Miranda, usou a tribuna para falar sobre a chegada da instituição à cidade. De acordo com ele, o objetivo da organização é contribuir com a transformação econômica e social do município, com foco na educação. Cleiton informou ainda que o centro universitário, que integra o Grupo Ânima, conta com cerca de 400 alunos e planeja expandir suas atividades já no curto prazo.

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO