AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Dalma Barcelos assume ala feminina do PDT e ganha "empurrãozinho" para ser vice de Ronaldo
Ex-presidente da CDL e ex-secretária municipal em São Gonçalo do Rio Abaixo é um dos nomes indicados pelo PDT para fechar chapa com o petebi 03/06/2016

 

Rodrigo Andrade
 
RODRIGO ANDRADE/DEFATO
Dalma Barcelos assumiu Ação da Mulher Trabalhista (AMT) de Itabira e é um dos nomes incicados pelo partido para ser vice de Ronaldo Magalhães
Galeria de fotos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Dalma Barcelos, irmã do deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), assumiu, na noite dessa quinta-feira, 2 de junho, a presidência da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) de Itabira, uma ala feminina do PDT. Durante o evento, realizado na sede do PTB, chamou atenção o discurso da presidente estadual do PDT, Sirley Soalheiro, que incorporou o papel de cabo eleitoral e deu um “empurrãozinho” para que Dalma entre como vice na chapa encabeçada por Ronaldo Magalhães (PTB).

“Espero que o Ronaldo escolha uma mulher para ser vice, de preferência a que está nesta mesa. Não precisa nem dizer o nome, porque competência ela tem de sobra”, falou a presidente do PDT, arrancando risos do pré-candidato e deixando Dalma visivelmente encabulada. Sirley Soalheiro também criticou os obstáculos da mulher na política e pediu a Ronaldo que, caso eleito, tenha 50% do secretariado feminino.

Dalma Barcelos é formada em Letras e dedicou-se ao magistério até que decidiu ficar por conta apenas de sua loja, a Marysol, no Centro de Itabira. Foi presidente da CDL entre 2001 e 2004 e também diretora da Associação Comercial (Acita). Em 2005, assumiu a Secretaria de Governo na Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, durante mandato de seu irmão Nozinho. Em 2006, passou a acumular também a Secretaria de Ação Social, pasta em que se manteve até o fim do governo do agora deputado estadual.

Em seu discurso, feito depois que a presidente do PDT já havia falado, Dalma não comentou nada sobre a indicação de Sirley Soalheiro. A nova presidente da ala feminina pedetista de Itabira abordou os direitos e o papel das mulheres na política. “Somos a maioria da população e a maioria no eleitorado. Nós temos que fazer valer a nossa voz”, conclamou. “A Constituição impõe igualdade entre todos os brasileiros, seja homem ou mulher, mas será que isso realmente acontece? A gente não quer competir, quer apenas ter os direitos iguais, daí a importância da participação da mulher na política, que é onde se decide tudo neste país”, completou.

Além de Dalma e Sirley, também discursaram o presidente do PDT de Itabira, vereador Allaim Gomes, o deputado estadual Nozinho, o pré-candidato Ronaldo Magalhães e a vice-presidente da AMT regional Dalila Reis. Todos falaram sobre a importância de uma maior participação da mulher na política e da necessidade dos homens se conscientizarem de que é preciso abrir espaço para maior percentual feminino.

“É uma possibilidade”

Em entrevista a DeFato Online ao fim do evento, o pré-candidato Ronaldo Magalhães afirmou que a irmã do deputado Nozinho é, sim, uma possível vice em sua chapa, mas apontou também outras possibilidades. “A questão do vice-prefeito, ou vice-prefeita, está sendo lavada mais à frente, porque as convenções deste ano são no final de julho, princípio de agosto. A Dalma é um nome colocado pelo PDT, como tem também o Sérgio (Amaral), do Sanduixin, e outros nomes. E os partidos que nós estamos iniciando uma conversa de coligação têm apresentado também outros nomes. Então, nós vamos estar definindo mais para frente”, disse o petebista.

Ronaldo fez questão de elogiar Dalma Barcelos e concordou que ter uma mulher como vice poderia ser um diferencial na chapa. “A Dalma é um bom nome. Uma itabirana que desenvolveu muitos serviços na cidade, tem uma experiência de trabalho público interessante, foi secretária em São Gonçalo vários anos. Pode ser um diferencial. Eu tenho percebido neste ano, principalmente aqui em Itabira, que as mulheres estão mais participativas, colocando mais os nomes como pré-candidatas. A mulher está no papel dela de reagir, ocupar o espaço e contribuir com o processo político na nossa cidade para que nós possamos fortalecer cada vez mais os projetos de Itabira”, finalizou. 

defatoonline


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO