AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
84% concluído – Ronaldo Magalhães vistoria construção do Cemei Fênix
07/05/2019

84% concluído – Ronaldo Magalhães vistoria construção do Cemei Fênix

 

 

O prefeito Ronaldo Magalhães acompanhou nesta segunda-feira (6) os trabalhos de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro Fênix. A nova creche será inaugurada em até dois meses.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires, cerca de 84% da obra está concluída. “Agora estamos fazendo os acabamentos e a expectativa é de entregar ainda no mês de junho. A Secretaria Municipal de Educação, que é proprietária do prédio, deve programar a abertura oficial para o segundo semestre. Mas, os serviços serão finalizados em, no máximo, 40 dias”.

A construção deste Cemei, segundo o prefeito Ronaldo Magalhães, passou por períodos de inatividade por questões pendentes com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “É uma obra que vem se arrastando ao longo do tempo porque tiveram acertos para fazer com o FNDE. Mas, agora, já está com um ritmo bom. Daqui a pouco iniciaremos a compra dos móveis e vamos atender a 120 crianças dessa região”.

Ainda segundo o prefeito, o empreendimento atende às duas fundamentais esferas da população. “Além do desenvolvimento educacional, a creche é importante porque dá condição para muitas mães que não têm onde deixar o filho, trabalharem. Então, é uma ação importante dentro da educação e no contexto social também”, avaliou Ronaldo Magalhães.

Obra

O recurso para a construção do Cemei no bairro Fênix é 90% federal – proveniente do Programa Pró-Infância e do FNDE – e 10% municipal. “Até a conclusão, o investimento ficará em torno de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 300 mil participação da Prefeitura”, ressaltou Ronaldo Lott, que explicou ainda onde foi aplicado o dinheiro itabirano. “Em função da urbanização externa a obra teve esse acréscimo que não é contemplado na verba do Governo Federal, pois ela é repassada em um pacote fechado apenas para o prédio. Mas, precisávamos resolver taludes com problemas, o próprio passeio externo e cercamento do prédio. Por isso o motivo dos aditivos que aumentaram a contrapartida do Município”, salientou o secretário.

Para Ronaldo Magalhães, o resultado será positivo para a cidade e, principalmente, para o bairro, “que é uma região em expansão, para onde a cidade está crescendo muito. Além disso, Itabira está carente de creches. Nós já instalamos duas, com essa (Fênix) três e precisamos ampliar cada vez mais”, analisou o prefeito.

Sobre os outros centros de educação infantil em construção – bairros Gabiroba, Boa Esperança e Barreiro – Ronaldo Magalhães afirmou que estarão concluídos até o ano que vem. “Com isso, nosso objetivo é criar cerca de 500 novas vagas para esta faixa etária (0 a 3 anos)”.

Atualmente, Itabira tem 18 centros infantis em funcionamento. As instituições atenderam, em 2018, 1.148 crianças.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 15.55.55

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO