AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Vale usa música clássica para testes nas sirenes em cidades com barragens
Motivo foi não despertar pânico nos moradores caso escutassem o alerta sonoro e acreditassem tratar do rompimento das estruturas 08/05/2019

 

belo vale
Vale usa música clássica para testes nas sirenes em cidades com barragens

Nem barulho de sirene, nem voz pedindo por atenção. O que se ouviu na manhã desta terça-feira (7) nos alto-falantes utilizados pela Vale para alertar sobre o perigo de rompimento de barragens foi música clássica. A mineradora confirmou que se valeu do recurso para realização de testes técnicos das barragens Maré l e ll, da Mina de Fábrica, e da barragem Santana, da Mina Cauê, localizadas em comunidades dos municípios de Santa Maria de Itabira, parte de Itabira e Belo Vale, na região Central de Minas.

O motivo, segundo a mineradora, foi não despertar pânico nos moradores caso escutassem o barulho das sirenes, uma vez que eles poderiam imaginar se tratar do real rompimento de algumas das barragens. Segundo a mineradora, o alerta sonoro pôde ser ouvido nas Zonas de Autossalvamento, e a ação foi preventiva, com objetivo de “conferir a eficiência do sistema”.

Além disso, alegou que não houve alteração na rotina da vida - a não ser pelo som pouco habitual àquela hora da manhã. As ações fazem parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), e não há previsão para novos testes.

A mineradora não informou por quanto tempo a sirene tocou nem qual foi o repertório clpassico escolhido pela empresa.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO