Conceição do Mato Dentro viveu uma manhã de domingo atípica neste 19 de fevereiro. Autoridades e muitos convidados lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para acompanhar a cerimônia de entrega de homenagens. O ponto alto foi a condecoração do governador Fernando Pimentel (PT) como cidadão honorário conceicionense. Em seu discurso, o petista exaltou o município, que para ele é “o coração de Minas Gerais”, e afirmou que Conceição é reflexo de todos os bons valores do estado.
Além do governador Pimentel, também foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro, que é de Conceição do Mato Dentro, e o deputado federal Gabriel Guimarães (PT), ambos com Moções de Aplausos.
A cerimônia com a presença do governador foi tratada como um momento histórico pelas autoridades que discursaram. Foi a expressão usada pelo presidente da Câmara de Conceição, João Marcos Otoni (PSL) e pelo desembargador Herbert Carneiro, que se recordou de 1973, quando o então governador Randon Pacheco visitou o município. O prefeito José Fernando Aparecido (PMDB) foi outro que reforçou o peso do evento. “Ver essa quantidade de autoridades reunidas dá a exata dimensão da importância de Conceição do Mato Dentro”, afirmou.
Fernando Pimentel fez discurso de agradecimento e usou o posicionamento geográfico do município para simbolizar sua importância para o estado. “Ao sul de Conceição estão as minas, as cidades mineradoras, ao norte estão as gerais. É aqui que se unem as minas gerais. Conceição do Mato Dentro é o coração do estado”, disse o governador, que completou: “Não haveria cidade melhor para celebrar os valores de Minas Gerais”.
Os valores citados pelo governador eram respeito e amizade. Segundo Pimentel, só com esses ingredientes é possível fazer uma política de autonomia em Minas Gerais. Em tom de brincadeira, o petista disse que brasileiros de outros estados sentem “uma ponta de inveja” dos mineiros e citou o poeta itabirano Carlos Druumond de Andrade: “Minas o que é? Só os mineiros sabem”.
.jpg)
Governador Pimentel durante discurso em Conceição do Mato Dentro Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
Emocionado
O conceicionense Herbert Carneiro demonstrou muita emoção com a homenagem que recebeu. Ao discursar, afirmou que não encontraria palavras para descrever o quando a cidade representa para sua vida e carreira. “Ser cidadão de Conceição é uma verdadeira honra”, disse, voltando-se ao governador Pimentel.
Herbert Carneiro também destacou a relação harmônica entre Executivo, Legislativo e Judiciário em Minas Gerais e descreveu o governador como “um estadista que respeita a ordem entre os poderes”.

Desembargador Herbert Carneiro, recebe Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores Foto: DeFato
Prestigiado
A cerimônia de homenagens em Conceição do Mato Dentro foi recheada de autoridades. Além dos homenageados, o evento ainda contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB); do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG), Geraldo Domingos Coelho; do procurador geral de Justiça do estado, Antônio Sérgio Tonet; do presidente da Anglo American no Brasil, Ruben Fernandes; secretários de estado, deputados e prefeitos de várias cidades.
“Conceição é muito importante para o estado e para o país. Por isso, tanta gente reunida aqui nesta manhã de domingo”, resumiu o governador Fernando Pimentel.