Mais uma vez, o estilista itabirano Ronaldo Silvestre estará presente nos maiores eventos de moda do mundo. Desta vez, suas peças estarão no São Paulo Fashion Week (SPFW), que começa nesta quarta-feira, 15 de março, em São Paulo. Oito roupas criadas pelo designer serão expostas no desfile da estilista Fabiana Milazzo. Inclusive, um vestido confeccionado por Ronaldo será usado pela modelo Isabeli Fontana.
Todas as oito peças de Ronaldo foram feitas integralmente por cinco mulheres do projeto sustentável do estilo, o Tecendo Itabira. Ronaldo, Rozilene Carvalho, Ângela Nunes, Doralice Cláudio, Dalva Souza e Gisele Barbosa demoraram aproximadamente dois meses para confeccionar as roupas.
Fabiana Millazo e Ronaldo Silvestre se conheceram no 19º Minas Trend, evento que mostra as últimas tendências da moda de Minas Gerais para lojistas de todo o Brasil e de outros países. Fabiana trabalha como estilista em Uberaba e, segundo Ronaldo, ficou encantada com o Tecendo Itabira. “Ela conheceu o projeto e ficou fascinada, pois possui um parecido, chamado Mulheres de Renda”, disse.
O tema de Fabiana é “Coleção Brasil", em homenagem as riquezas da fauna brasileira. Os looks de Ronaldo Silvestre para a coleção de Fabiana são inspirados nas formas orgânicas da arquitetura de Oscar Niemeyer. "Por isso as roupas possuem curvas e contornos nas aplicações", explicou o estilista.

A modelo Isabeli Fontana usará um vestido que foi confecionado em Itabira
Tecendo Itabira
O projeto Tecendo Itabira atua com mulheres carentes na formação de profissionais e promove geração de renda para famílias. No total, são 45 mulheres participantes.
De acordo com Ronaldo Silvestre, o objetivo do Tecendo Itabira não é só a moda, mas geração de renda através da costura. “Com o Tecendo Itabira, queremos alinhar a moda produzida em Itabira para o mundo”, ressaltou o estilista.
“Meu objetivo não é só mostrar o Ronaldo estilista, mas mostrar Itabira para o Brasil e para o mundo. Mostrar que uma cidade como Itabira pode ser criativa, mesmo estando afastada dos grandes polos. Basta acreditar e valorizar no potencial das pessoas, de cada ser humano”, concluiu.
O projeto existe há oito anos e faz parte do programa Minas Criativa, do Governo Estadual.
Carreira
Ronaldo Silvestre já é veterano na área da moda. Com 16 anos de profissão, o estilista já participou de três edições da Casa de Criadores, evento realizado duas vezes por ano, em São Paulo, e de outros vários desfiles em Fortaleza. O estilista conta que seu trabalho hoje é uma forma de homenagear sua mãe, que era costureira e sustentou a família com a profissão.