Propor o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi um dos objetivos da reunião ocorrida no Parque Estadual Mata do Limoeiro, na manhã desta segunda-feira (8). O prefeito Marco Antônio Lage conversou com o gerente do parque, Alex Amaral, sobre as atividades desenvolvidas na unidade de conservação e a possibilidade de ampliá-las pensando no futuro de Itabira. O chefe do Executivo municipal também conheceu as exposições temáticas no segundo andar do prédio e, ao final da visita, foi convidado a plantar a muda de uma árvore típica da região conhecida como “Garapa”.
Também participaram do encontro a primeira-dama Raquell Guimarães; o assistente de Programas e Projetos, Geraldo Magela Pena Torres; o administrador distrital de Ipoema, Artur Henrique Matias Figueiredo; a coordenadora do Museu do Tropeiro, Tayane Campos; e o administrador das comunidades rurais, Reinaldo Linhares.
Alex Amaral apresentou dados sobre a criação e funcionamento do parque que possui mais de 2 mil hectares. Ele exibiu imagens das trilhas e cachoeiras que são atrativos turísticos naturais e enumerou atividades desenvolvidas pelo instituto envolvendo comunidades próximas e visitantes de outras cidades, como o Ecofolia, Trilha dos Sentidos, corrida “Volta Mata do Limoeiro”, entre outras. Também ressaltou que a fauna e a flora locais têm atraído a atenção de pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo.