Grupo de gestão integrada fez primeira reunião visando o Carnaval
Secretarias, autarquias e outros setores da Prefeitura de Itabira se uniram para a criação de um grupo integrado de riscos e desastres. O sistema será um incremento à atuação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e teve a sua primeira reunião de trabalho nessa quinta-feira (11), visando planejamento para o feriado de Carnaval.
Além da Defesa Civil, o grupo reúne as secretarias de Obras, Assistência Social e Administração, Itaurb, Saae, Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e Coordenadoria de Comunicação Social. Representantes desses setores estarão de prontidão já a partir desse sábado (13), com escalas até a quarta-feira (17).
O funcionamento do grupo integrado foi explicado pelo secretário de Assistência Social, Elson Alípio Júnior. O sistema terá por finalidade as ações de monitoramento, avaliação de situações críticas, pronta resposta e operações conjuntas. Além dos setores da Prefeitura, também serão acionados atores externos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Vale e outros.
“A finalidade é ter uma rotina bem estabelecida que vá desde a prevenção à reconstrução, em caso de uma eventualidade. Claro que a nossa intenção é de não precisar acionar esse sistema, mas é um aparato que já temos de deixar pronto. A prevenção é vital na gestão de riscos e Itabira, a partir dessa sensibilidade do prefeito Marco Antônio, dá um grande passo com essa organização entre os setores”, afirma Elson Alípio Júnior.
Durante a primeira reunião, foi exibido um vídeo do coronel Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Em fala direcionada aos integrantes das secretarias municipais, ele elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para colaborar com os trabalhos do grupo. “A gestão sistêmica de riscos é a solução para prevenir os desastres na cidade. Ela congrega todos os órgãos da Prefeitura, o setor privado e a comunidade, de tal forma que todos atuem no sentido de mitigar os riscos, ofereça proteção e trabalhe na reconstrução, inclusive acessando recursos do Governo Federal. Muito importante essa iniciativa”, declarou.