Fernando Marcato, atual titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, atuou na GO Associados, que tem como cliente a CCR, conglomerado de empreiteiras
Fluxo de mais de 200 mil veículos por dia pode ir para dentro de Betim e Contagem se traçado do Rodoanel pensado pelo Estado for executado
Foto: Alex de Jesus/Arquivo
O titular da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), o advogado Fernando Marcato tem se destacado à frente dos processos de concessões públicas e privadas do Estado. A bola da vez é o Rodoanel Metropolitano, que tem sido alvo de discussões entre mais de dez municípios que serão fortemente impactados pela obra do Estado, que, além de ser menos eficiente, segundo as prefeituras, custa R$ 2 bilhões a mais.
O que chama a atenção são as relações mantidas entre o gestor da Seinfra e empresas e entidades envolvidas no desenvolvimento do projeto do Rodoanel. Professor de Direito da FGV e ex-sócio da GO Associados, consultoria da qual foi sócio até um mês antes de entrar para o cargo público no lugar de Marco Aurélio Barcelos, Marcato assumiu essa longa carteira de projetos em agosto de 2020.