Decisão sobre retomada soa voos no aeroporto da Pampulha acontece nesta terça
PUBLICADO EM 02/05/17 - 11h23
JULIANA BAETA
A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reúne nesta terça-feira (2) às 14h para decidir se libera ou não os voos comerciais de grande porte no aeroporto da Pampulha. A votação ocorre em cima de um parecer técnico enviado ao órgão pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Infraero, sobre a possibilidade da retomada destes voos no terminal.
Se os voos forem aprovados, o aeroporto da Pampulha (Aeroporto Carlos Drummond de Andrade) vai concorrer com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde atualmente se concentram os voos comerciais de grande porte, enquanto o aeroporto da Pampulha é destinado somente aos voos de pequenos porte, como táxis-aéreos.
A retomada dos voos na Pampulha já foi pauta de audiência pública em 2004 e na ocasião, o parecer da Anac foi favorável, enquanto a Infraero, que hoje pede a volta dos voos no local, foi contra.
A Azul Linha Aéreas chegou a usar o aeroporto da Pampulha para voos comerciais de 2007 a abril de 2016 mas, segundo informa, decidiu interromper as operações e concentrar seus voos somente em Confins, alegando, na ocasião, "crise econômica".
Quem também é contra a volta dos voos à Pampulha é o Ministério dos Transportes, que chegou a recomendar o veto da retomada dos voos comerciais de grande porte no local. Já o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil é a favor da liberação dos voos no local, como anunciou no Twitter no início do ano que "a capital precisa reativar o aeroporto da Pampulha".