A conclusão da liberação do sinal de telefonia celular foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Obras (SMO). De acordo com o responsável pela SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos, o sinal vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas moradoras dos bairros Chapada, Boa Esperança e Barro Branco.
“Este sinal estará disponível em um raio de aproximadamente 12 quilômetros. Ou seja, é possível que compreenda as localidades de Rio de Peixe, Barreiro e Palmital. O importante é que o serviço de telefonia móvel vai beneficiar, não só a população da região, mas também as pessoas que circulam por ali. Hoje, a região é uma área morta porque não tem sinal de internet. Então a partir de sábado, as empresas instaladas ali, bem como o comércio, restaurantes e posto de gasolina, por exemplo, poderão usufruir deste recurso”, explicou o secretário municipal.
Os esforços para disponibilizar o serviço de telefonia móvel começaram em 2015 por iniciativa do deputado estadual Nozinho (Raimundo Nonato Barcelos), Governo Municipal e Câmara de Vereadores de Itabira. No entanto, segundo José Don Carlos, o processo estava parado. Para a conclusão da obra, o Governo Municipal investiu R$ 71 mil.
“Essa era uma das metas que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães nos pediu que cumpríssimos. Assim que assumimos a SMDECTIT, encontramos o processo de instalação parado. Na verdade, já havia sido feita a licitação de uma empresa para a conclusão das obras, mas não existia mais nada em andamento. Então, refizemos o contato com a empresa e levantamos o dinheiro investido, uma vez que também não havia recursos disponíveis para esta obra”, apontou Don Carlos.
Para Ronaldo Magalhães, a ativação do sinal de telefonia celular na região é uma grande conquista para Itabira, pois caracteriza, além de melhor qualidade de vida para a população, um importante passo para o desenvolvimento local.
“É uma enorme satisfação concluir este processo e proporcionar à população mais agilidade e liberdade na maneira de se comunicar. A comunicação eficiente encurta distâncias e agiliza processos. Assim, com a implantação dos serviços de telefonia móvel nesta área, esperamos que a localidade possa se desenvolver economicamente”, declarou o prefeito.