AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Matadouro de Itabira recebe comitiva de São Domingos do Prata dando continuidade à criação do consórcio público no Médio Piracicaba
A visita da comitiva de São Domingos do Prata é uma continuidade do projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nas cidade 05/05/2017

Matadouro de Itabira recebe comitiva de  São Domingos do Prata dando continuidade à  criação do consórcio público no Médio Piracicaba

Matadouro de Itabira recebe comitiva de São Domingos do Prata dando continuidade à criação do consórcio público no Médio Piracicaba

 

Nesta sexta-feira (5), às 8 horas, o prefeito de São Domingos do Prata, José Alfredo de Castro Pereira, e sua equipe do serviço de vigilância sanitária visitam o matadouro de Itabira – Frigorífico Millenium – localizado no km 12 da rodovia Itabira/Senhora Carmo, acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e pelo secretário William Gazire.

De acordo com o secretário, por ser referência na região do Médio Piracicaba, a Prefeitura de São Domingos do Prata estuda a possibilidade de realizar todos os abates bovinos e suínos, em Itabira. “Eles querem conhecer o matadouro porque é o único legalizado na região e que atende às normas sanitárias. São Domingos vai usar o frigorífico de Itabira para garantir o selo de inspeção nos produtos de lá. Além disso, a capacidade de produção do frigorífico certamente conseguirá atender a essa demanda”, explicou William Gazire que também ressaltou a importância para a economia do município. “É bom para Itabira, pois é dinheiro de fora que vem pra cá, já que existe uma taxa de abate. O matadouro é uma indústria e terá mais demanda”.

Amepi

A visita da comitiva de São Domingos do Prata é uma continuidade do projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nas cidades integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). Segundo William Gazire, o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) vai gerenciar o SIM de forma regionalizada, criando um selo de qualidade para regulamentar a comercialização dos produtos derivados de carnes, ovos e leite. “Itabira já tem o SIM, faz a inspeção dos alimentos produzidos e que só podem ser vendidos aqui. Mas, a vantagem desse consórcio é que ele amplia o mercado para todos os produtores da região comercializarem em várias cidades. É como se fosse um Mercosul”, comparou o secretário.

Para o município fazer parte do consórcio, o prefeito tem que assinar um termo de consentimento que já está em análise na Prefeitura de Itabira, segundo informação do secretário da SMAA. “Itabira não só está interessada, como tem todo o conhecimento em inspecionar alimentos. A nossa vigilância sanitária está mais evoluída e mais embasada”, salientou William.

Com base na excelência do SIM de Itabira, o secretário acredita que os municípios que não conseguirem implantar seu próprio serviço de inspeção vão buscar uma solução por meio da Amepi. “Então, é provável que com a ajuda da associação o nosso serviço seja ampliado e reestruturado para atender toda a região do consórcio, já que estamos mais preparados para executar esse serviço”, concluiu William Gazire.

Selo de qualidade

De acordo com informações do Consmepi, o movimento para a implantação do SIM, por meio de um consórcio público, começou em 2015, durante uma reunião da Amepi, em Santa Bárbara. Em 2016, a Amepi deu início a fase jurídica do processo, orientando as prefeituras sobre o projeto de lei que teriam que enviar à Câmara de Vereadores, bem como o levantamento dos documentos para a estruturação do SIM. Hoje, a documentação está em análise no Banco do Brasil, para o processo de abertura da conta.

Ainda segundo o Consmepi, apenas os municípios de João Monlevade, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo tiveram os projetos de lei aprovados e estão habilitados a integrar o SIM de forma regionalizada. Itabira já possui o serviço, mas pretende fazer parte do consórcio. Os outros municípios ainda não concluíram seus processos de institucionalização do serviço.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO