AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Coworking público é inaugurado em Itabira e reúne times de mentes criativas
01/06/2017

                    

O coworking público tem quatro salas, sendo uma de reunião, uma para capacitação e duas salas para as empresas se instalarem

Itabira está se tornando um celeiro de startups. Basta ir à Unifei, Funcesi, Senai ou outras instituições e ver que não faltam boas ideias com potencial de mercado. A Unifei, por exemplo, exporta negócios inovadores em sua bem-sucedida Startup Weekend, que teve a segunda edição neste ano, em parceria com a Acita. O problema é que, sem apoio fora das instituições e dinheiro para investir, jovens encontram dificuldades para fazer o negócio decolar.

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 31 de maio, o ItabiraHub, primeiro coworking público da cidade. É também a primeira iniciativa pública do estado e a segunda do país (o primeiro coworking público brasileiro está em Curitiba), que se tem notícia. A proposta é exatamente dar um “empurrão” aos empreendedores de Itabira.

Os usuários terão internet, impressora, endereço empresarial, secretária, auxílio de advogados e contadores. A Prefeitura promete a infraestrutura a custo zero. Para isso foram reaproveitados móveis e estrutura já existente no setor público.

O coworking foi instalado, por enquanto, em salas localizadas no Parque da Mata do Intelecto, no bairro Santo Antônio, onde fica a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Mas, deverá ir, em médio prazo, para o prédio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec), no Esplanada da Estação. O prédio está em obras.

Concepção

José Don Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, disse que sua equipe visitou espaços semelhantes em Belo Horizonte e apresentou o conceito ao governo.

O coworking é um ambiente compartilhado de trabalho e hospeda negócios de todo tipo. Os empreendedores dividem custos – no formato privado – e ficam livres da sala tradicional, onde há burocracia e despesas elevadas.

Para o secretário, além do estímulo ao desenvolvimento, o coworking é um pontapé para o sonhado Parque Científico e Tecnológico de Itabira. “A Unifei gera ideias inovadoras e precisamos fomentar que essas ideias se desenvolvam aqui e gerem desenvolvimento econômico à cidade”, defendeu.

Dez startups foram selecionadas previamente para ocupar o coworking público, cada uma com uma sacada diferente. O governo antecipa que irá receber outros interessados, e não só de startups, como também microempreendedores, profissionais liberais e outros negócios.

 

Aprovado

O coworking será um núcleo de gente com mente jovem e criativa. Aluno de Engenharia de Controle e Automação da Unifei, Marcos Silva vai com um time de colegas para o ItabiraHub. A startup deles é a Garden Box, com soluções inteligentes para jardins, hortas e cultivo de plantas. Na correria do dia a dia, a empresa dos jovens oferece a consumidores um módulo que “entende” as necessidades da planta e cuida dela praticamente sozinho. Quando o cliente precisa pôr as mãos na terra, como no momento da poda ou colheita de um fruto, uma mensagem é enviada ao celular do usuário.

Marcos enxerga no escritório compartilhado a possibilidade de fincar o negócio em Itabira. “A ideia do ItabiraHub é fantástica. Para chegar ao nível que poderíamos chegar com o coworking, gastaríamos muito tempo e investimento. Isso aqui é o futuro. O que se faz aqui é algo inovador e dentro de pouco tempo poderemos ser referência no mercado”, comentou Marcos.

 

Outra startup selecionada é a Pro Automatos. Técnico em automação formado pelo Senai, Matheus Moura explica que o serviço oferece a clientes a automação completa da casa. Ações como controlar o alarme, apagar lâmpadas acesas, ou desligar aparelhos ligados são feitas em uma única plataforma, mobile.

Ao lado da parceira no empreendimento, a estudante de engenharia de Saúde e Segurança Thayane Bianca, ele aposta no coworking pela possibilidade de networking. “Com o coworking podemos ter uma troca de informações muito grande, com pessoas com experiências e ideias diferentes. Podemos crescer nosso negócio com esse intercâmbio proposto no espaço”, opinou.

Entre outros negócios estão as startups Mittel, My Little Job, Cook2U, SoundEraser, TOC (Tecnologia de Otimização de Comunicação), Agilizaê, Solucione e Panda Content.

Modelo

Além de reunir autoridades e representantes de instituições, a inauguração do ItabiraHub atraiu um grupo de empreendedores de Ipatinga. Jovens da empresa Compartilhar vieram captar o “briefing” das iniciativas que fomentam o desenvolvimento das startups em Itabira. E ideias serão levadas. Acontece em Ipatinga, entre 23 e 25 de junho, a Startup Weekend Vale do Aço, no campus da Faculdade Única, no bairro Bethânia. 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO