AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Saae substitui rede e executa obra de modernização na ETA Gatos
A construção da ETA Gatos/ Sistema Santana foi financiada, na gestão anterior, com recursos provenientes do Governo Federal 06/06/2017

Saae substitui rede e executa obra  de modernização na ETA Gatos

 

A Prefeitura de Itabira comunica à população que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realizou hoje (5), das 7 às 13 horas, obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos.

Os mesmos serviços serão executados nos dias 7 e 8/6, no mesmo horário. Diante disso, os bairros Campestre, Pedreira, Penha, Bela Vista, Nova Vista, Eldorado e Nossa Senhora das Oliveiras terão os fornecimentos de energia elétrica e água interrompidos, neste período (7 às 13 horas), por motivo de segurança. Segundo o presidente do Saae, Leonardo Lopes, esta frente de serviço corresponde à obra de fundação profunda. “Executaremos nove estacas de hélice contínua”.

Já entre os dias 19/06 e 25/07, o Saae irá substituir a rede subadutora do bairro Nossa Senhora das Oliveiras e, segundo Leonardo Lopes, além do local da obra, os bairros Praia, Juca Rosa, Vila Santa Rosa e Vila Piedade terão o abastecimento de água interrompido, das 7h30 às 18 horas.

A substituição da rede compreende o trajeto nas ruas Armindo Costa Lage, Sebastião Calixto da Mata e no encontro com a rua João Camilo de Oliveira Torres. Precisamos substituir os tubos de PVC por tubos de ferro fundido para garantir a redução de vazamentos e interrupções futuras”, explicou o presidente da autarquia. Ainda de acordo com ele, esta rede subdimensionada foi feita há mais de 30 anos. “Na época, fizeram um trecho em ferro fundido e em dado momento utilizaram o PVC, que não suporta a pressão local e explica os constantes vazamentos”. Leonardo Lopes informou ainda, que esta obra irá substituir 700 metros de tubos, sendo 2,4 quilômetros o tamanho de todo trecho que precisa ser trocado.

Em tempo

A construção da ETA Gatos/ Sistema Santana foi financiada, na gestão anterior, com recursos provenientes do Governo Federal. Na época, as planilhas de custos foram analisadas e aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), sendo que o processo de outorga já está concluído na Superintendência Regional do Leste de Minas (Supram/ Leste). Segundo Ronaldo Lott, secretário municipal de Obras, o dinheiro é liberado de acordo com o andamento das obras. “A Prefeitura entra com 10% e a Caixa com 90%. Ainda não estamos pagando o financiamento, somente depois do término das obras”, explicou.

A obra permitirá ampliar, modernizar e captar água do Ribeirão Girau para a ETA Gatos. Depois da conclusão, a ETA Gatos/ Sistema de Santana vai injetar mais 100 l/s no abastecimento de água tratada no município. Ainda de acordo com o projeto, também será construído um reservatório de água no acesso ao Alto dos Pinheiros com capacidade para 2,5 milhões de litros que serão fornecidos para toda a cidade.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO