MPMG fiscaliza atividades de mineradoras na Serra do Curral
Fiscalização contou com a participação da Semad, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. Uma das empresas fiscalizadas, a Empabra, teve as atividades suspensas pela Justiça a pedido do MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), realizou na manhã desta sexta-feira, 23 de agosto, uma fiscalização conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em três mineradoras que operam em áreas próximas à Serra do Curral: Empresa de Mineração Pau Branco Ltda. (Empabra), Gute Sicht Mineração Taquarial Mineração S.A. (Tamisa) e Fleurs Global. O MPMG contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), promotor de Justiça fizeram um sobrevoo de pouco mais de 30 minutos no helicóptero da PMMG. Eles observaram do alto os impactos ambientais causados pela exploração de minério na Serra do Curral.