No final da tarde desta quinta-feira (26), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), acompanhado do seu vice, Marco Antônio Gomes (PRD), anunciou o seu novo secretariado municipal. Como ele havia antecipado ao portal DeFato Online, o primeiro escalão da prefeitura teve cerca de 50% de mudança em sua composição. Outra novidade, é que as mulheres representam metade dos nomes que ocuparão, a partir de 1º de janeiro de 2025, os principais cargos de liderança na administração municipal.
“Seguiremos para um segundo governo que será pautado por novas propostas e indicadores. Isso requer mudança. O novo quadro de secretários apresenta uma renovação em torno de 50%. Assim como no primeiro mandato, são profissionais com competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população itabirana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. O objetivo é manter o que já está funcionando bem e avançar para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, focada diretamente na busca pela diversificação econômica da nossa cidade, sem renunciar ao cuidado com as pessoas”, destacou o Marco Antônio Lage.
A apresentação aconteceu na sala de conferências no terceiro andar do Executivo itabirano. Foram anunciados 16 secretários, assim como os responsáveis pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), além de duas assessorias especiais.
Principais mudanças
Considerada uma secretaria chave para o futuro de Itabira, o Desenvolvimento Econômico ficará sob a tutela do economista Leonardo Pontes Guerra, que tem passagens por diferentes cargos no primeiro escalão da Prefeitura de Belo Horizonte. Ele também atual no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de chefiar a assessoria econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Leonardo substituirá Vinícius Oliveira Rocha.
Já o vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PRD), que era cotado na Secretaria de Planejamento, acabou assumindo a Secretaria de Fazenda. Com isso, ele deixará o Legislativo municipal, abrindo espaço para que Júber Madeira Gomes (PRD), que não conseguiu a reeleição e ficou como suplente, siga na Câmara.
Também chamaram a atenção as mudanças nos órgãos da administração indireta. A gestão da FCCDA ficará com Vanessa Silva de Faria, que até então coordenava o Museu de Itabira — ela entra na vaga de Marcos Alcântara. Na Itaurb, João Mário de Brito será substituído por Leonardo Alexandre Silva Gonçalves, que vinha atuando como diretor de operações da empresa.
No Saae, autarquia que tem a responsabilidade de solucionar o problema da disponibilidade de água em Itabira, Marco Antônio Lage nomeou um especialista em saneamento básico: Valdeci Luiz Fernandes Júnior, engenheiro sanitário com experiência de atuação em administrações públicas. Ele substitui Carlos Carmelo Torres Moreira, o Cac.
Definida como uma “tocadora de obras” pelo prefeito de Itabira, Marinésia Dias da Costa Makatsuru será a nova secretária de Obras e Zeladoria Urbana. Ela, que atua desde 2023 como secretária-adjunta de Administração na Prefeitura de Betim, também já passou pela Coordenação Técnica e Diretora de Custos na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG) e presidiu a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de BetiF