A Prefeitura de Belo Horizonte foi reconhecida com dois prêmios durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que está ocorrendo em Bonito, no Mato Grosso do Sul. A capital mineira conquistou o Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025 nas categorias “Inovação”, com o projeto Panelas Abertas, e "Promoção e Marketing", com a iniciativa "Menuuh, experiências turísticas de Belo Horizonte. Nesta segunda edição da premiação, foram avaliados um total de 172 iniciativas, com o objetivo de identificar esforços no setor que promovam a inovação e o desenvolvimento sustentável no turismo.
Esse reconhecimento reforça o empenho e o comprometimento da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com o desenvolvimento de ações sustentáveis, criativas e inovadoras voltadas para o fortalecimento do turismo da capital. Vale ressaltar que esses projetos possuem uma atuação conjunta com as diversas esferas do turismo municipal envolvendo empreendedores locais, entidades de classe, academia, com destaque para a parceria com o Sebrae Minas.
“As premiações consolidam os esforços de todo o ecossistema do turismo de Belo Horizonte na implementação da metodologia DTI na cidade. As iniciativas premiadas, os projetos ‘Menuuh’ e ‘Panelas Abertas’, foram cuidadosamente elaboradas, alinhando-se à diretriz central da metodologia, que integra governança, responsabilidade social e sustentabilidade. Agradeço o envolvimento dos atores do turismo da capital mineira, em especial ao Sebrae Minas, pelas valiosas parcerias nos projetos reconhecidos. Nossa participação na FIDI também nos proporcionou a oportunidade de conquistar reconhecimento em nível regional e internacional, fortalecendo a imagem de Belo Horizonte como destino turístico, promovendo a divulgação de nossos projetos e incentivando a troca de conhecimentos com outros profissionais do setor”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Os projetos de Belo Horizonte foram apresentados para gestores municipais, acadêmicos, agentes de turismo e entusiastas do setor. Além disso, a Belotur, enquanto membro titular da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes, foi convidada a apresentar no evento o painel ‘Patrimônio Inteligente’, com a participação de Olivia Estrella, da ‘Turisme Comunitat Valenciana’ (INVAT·TUR), e Sebastian Saavedra, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI Bonito-MS), que chega à sua terceira edição em 2025, ocorre entre os dias 19 e 22 de março. O evento, organizado pelo Instituto Ciudades del Futuro da Argentina, promove a troca de conhecimentos e debates sobre turismo inteligente, reunindo profissionais do setor, empresas, gestores municipais, estudantes e representantes do setor de turismo e tecnologia de diversas partes do mundo. A FIDI adota uma abordagem abrangente, focando em pilares essenciais para a construção de destinos mais sustentáveis, acessíveis e inovadores.
Conheça abaixo as iniciativas de Belo Horizonte premiadas no evento.