AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa debate envelhecimento multicultural e democracia
24/05/2025

 

Evento reuniu autoridades e comunidade para discutir equidade, direitos e participação da pessoa idosa.

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta quinta-feira (22) a abertura da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento, que segue até esta sexta-feira (23) no Centro Cultural, tem como objetivo promover diálogos e políticas públicas que garantam dignidade e protagonismo aos idosos do município. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho). Ele reforçou o compromisso da gestão com a causa. “O município está em pleno desenvolvimento e devemos pensar em todos os seguimentos. Ainda temos muito a fazer, mas estamos buscando o melhor para nossa população com a contribuição de todos presentes nessa conferência. Que venham boas propostas”, declarou. 

O prefeito compôs a mesa de autoridades, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marlon Túlio Pessoa Costa, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Aparecida Torres, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Érica Cristina Martins e a idosa Lizete das Graças Moreira Morais, representando a terceira idade são-gonçalense. 

Antes dos debates, o Coral Vozes que Encantam, da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti), emocionou o público com uma apresentação que celebrou a cultura e a vitalidade dos idosos. 

Em seguida, o psicólogo Ricardo Fait proferiu a palestra magna, abordando a necessidade de uma sociedade mais empática e inclusiva para o envelhecimento. “Precisamos reconhecer a velhice como potência e garantir equidade, direitos e participação efetiva”, defendeu. 

Após a palestra, os participantes se reuniram para discutir propostas que serão consolidados no segundo dia de conferência. As sugestões aprovadas integrarão o plano municipal de ações para a pessoa idosa. 

O evento encerrou na manhã de sexta-feira (23), com a apresentação das propostas finais e eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual. 

 

 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO