AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
LDO é aprovada, mas metas para 2018 só serão apresentadas nos próximos meses
Governo ainda elabora o Plano Plurianual (PPA), que conterá as prioridades para o município no ano que vem e nos seguintes 29/06/2017

A matéria foi aprovada pelos parlamentares de Itabira na última terça-feira

Os vereadores de Itabira aprovaram por unanimidade, na última terça-feira, 27 de junho, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. A matéria, no entanto, se ateve apenas às metas econômicas de arrecadação e despesas. Os projetos prioritários para o próximo ano serão conhecidos só nos próximos meses, quando o governo concluir o Plano Plurianual (PPA). Segundo o líder do governo na Câmara, Allaim Gomes (PDT), a administração municipal tem essa autonomia por estar no primeiro ano de trabalho. Assim, lhe é garantido um prazo para conhecer a situação do município e propor objetivos adequados e realistas à realidade financeira.

Com relação à parte econômica, a LDO prevê uma arrecadação de R$ 481 milhões para Itabira no ano que vem. Os números, no entanto, podem sofrer modificações até a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), no fim do ano. “Por ser o primeiro ano de mandato, nós encaminharemos a partir do meio do ano as prioridades e as metas. A votação seguiu os trâmites legais, aconteceu dentro do calendário, sem problemas. Foi dentro daquilo que o governo esperava. Agora vamos aguardar o plano de metas para este segundo semestre”, afirmou Allaim.

Independente de as metas ainda não estarem prontas, uma coisa é certa: as medidas de austeridade vão continuar no ano que vem. O líder do governo voltou a afirmar que o principal objetivo é reduzir a zero o déficit mensal nas contas mensais do município. “Se continuar a ter déficit mensal, nenhum governo aguenta. Hoje a gente gera em torno de R$ 3 milhões de déficit, mas tenho certeza que com as medidas que estão sendo tomadas vão nos fazer chegar a esse déficit zero”, defendeu.

Para o líder do governo, o fato de a atual administração poder trabalhar no ano que vem com um orçamento preparado por ela própria vai facilitar as ações. O de 2017 foi elaborado ainda na administração passa.  “A gente pegou o governo sem saber da real situação. Então, esse plano de metas é feito muito rápido e algumas coisas passam sem que a gente veja a possibilidade de acontecer. Acho que a partir deste meio de ano já dá para a gente ter uma ideia boa do que pode ser feito. Com certeza, no ano que vem será feito tudo de acordo com as demandas do governo e do que é prioritário para Itabira”, encerrou.

Outros projetos

Também na última terça-feira foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei 40/2017. De autoria de Ronaldo Capoeira (PV), a matéria institui a Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem, a ser lembrada na primeira semana de agosto.

Outro projeto aprovado em primeira votação é o que dispõe sobre o Programa Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças. O autor é Agnaldo Enfermeiro (PRTB). As ações serão desenvolvidas no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO