Uma medida simples, mas que gera impacto positivo para pessoas com deficiência, pode ser adotada em breve em Itabira. O governo municipal estuda atender a uma indicação aprovada pela Câmara de Vereadores e rebaixar as calçadas próximas a pontos de ônibus. A informação é do autor da proposta, André Viana (PTN).
O vereador, vice-presidente da Casa, mostrou durante a reunião da última terça-feira, 27 de junho, como ficariam as calçadas. Segundo ele, o projeto foi levado ao Executivo e tem os custos avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras. “Eles gostaram e estão fazendo os estudos de viabilidade econômica para executar o serviço ainda neste ano”, disse o legislador.
André argumentou que, apesar de muitos ônibus que circulam em Itabira estarem adaptados com elevadores para os cadeirantes, as calçadas ainda são empecilhos para total acessibilidade daqueles que possuem mobilidade reduzida. “Eles ainda dependem de muita ajuda de terceiros para conseguirem entrar nos ônibus. Com o rebaixamento, fica tudo muito mais fácil”, afirmou.
Convite
Ainda no tema de transporte coletivo, o vereador André Viana, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, convidou para ir à Câmara um representante da Transportes Cisne/Pássaro Verde. Constantemente, o legislador tem levado à Casa reclamações de usuários quanto à qualidade do serviço prestado.
André queria a presença do representante nesta terça-feira, 4 de julho. Mas, por se tratar de um convite, o presidente da Câmara, Neidson Freitas (PP), disse que seria avaliada a melhor data com a empresa.