Termômetros em queda e sensação térmica cada vez mais baixa. Nas redes sociais e rodas de conversas, um assunto é predominante: faz muito frio em Itabira. E não é só uma impressão. Os institutos de meteorologia apontam que a cidade enfrenta a semana mais gelada do ano. Nesta terça-feira, 4 de julho, por exemplo, a temperatura máxima não passa dos 19 graus, enquanto a mínima pode bater 8, com sensação ainda abaixo disso.
Segundo o Instituto Clima Tempo, a terça-feira será predominante com sol entre nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. À noite, as nuvens se mantêm. Não há qualquer possibilidade de chuva e a umidade do ar pode cair para até 54%, abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.
As temperaturas em Itabira seguem na média desta terça-feira até o fim da semana. Nesta quarta-feira, 5, a previsão é de mais frio, com a mínima atingindo 7 graus. A quinta-feira é que deve registrar a temperatura mais alta, mesmo assim na casa dos 20 graus. Segundo o Clima Tempo, os termômetros só começam a subir a partir do domingo, 9, e a tendência é de que se mantenha mais alta na próxima semana.
A causa de tanto frio, de acordo com o instituto de meteorologia, é uma grande e forte massa de ar de origem polar que paira sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Seu ar gelado vem derrubando a temperatura desde o sábado, 1 de julho, e nessa segunda-feira, 3, várias capitais brasileiras registraram recorde de baixa temperatura.
Em Belo Horizonte, por exemplo, houve um duplo recorde de frio: a tarde e a madrugada mais fria do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,8°C de temperatura mínima e máxima de apenas 19,7°C. A expectativa é de que a capital mineira também registre novos recordes nesta terça.