A instalação da Justiça Federal em Itabira foi tema de um encontro entre o presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira), Geraldo Menezes de Almeida, o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT) e o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG).
O encontro ocorreu em Belo Horizonte na última segunda-feira (3), no gabinete do deputado federal, e, segundo Geraldo Menezes, o parlamentar se prontificou em articular a instalação da Justiça Federal no município. Esta demanda, conforme lembrou o presidente da OAB Itabira, é um desejo antigo dos advogados e pode representar um ganho para o município e toda as cidades da região.
A instalação de pelo menos uma vara cível da Justiça Federal, explicou, facilitaria os tramites de processos locais ligados à União, entidade autárquica ou empresa pública federal, que forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes. Com a vinda da Justiça Federal, a cidade poderá abrigar a direção regional da Caixa Econômica Federal, a direção regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Federal, a direção regional da Receita Federal, dentre outras instituições.
“No que diz respeito aos advogados os benefícios com a vinda da Justiça Federal é pleno. Porque poderemos interpor qualquer ação contra órgãos públicos federais daqui de Itabira e claro, as ações do INSS, que se acumulam muito na justiça comum, elas passam a ser necessariamente julgadas pela Justiça Federal após instalada aqui essa seção judiciária”, disse o presidente da OAB Itabira.