Policiais militares lotados no 26º Batalhão da Polícia Militar, em Itabira, prestaram, na manhã desta terça-feira, 11 de julho, homenagem ao cabo Marcos Marques da Silva, morto por assaltantes nessa segunda-feira, 10, na cidade de Santa Margarida, na Zona da Mata. Viaturas foram estacionadas no largo ao lado do Terminal Rodoviário Genaro Mafra, onde os PMs ligaram as sirenes e prestaram continência ao colega assassinado.
A homenagem foi orientada pelo comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais e aconteceu em várias cidades do estado. O cabo Marcos foi enterrado às 10h, no cemitério de Manhuaçu, sua cidade natal.
Segundo a PM, o ato também valorizou o trabalho dos militares que estão em Santa Margarida em busca dos homens que assaltaram um banco e mataram o policial durante a fuga. Dos cinco envolvidos, três já foram detidos pelos policiais. Ainda de acordo com a corporação, a manifestação ainda teve tom de protesto contra a frouxidão das leis criminais no Brasil.

PM fez carreata por Itabira para lembrar colega morto por assaltantes
O caso
Por volta das 9h, oito criminosos armados com espingardas calibre 12 e fuzis assaltaram uma agência do Banco Sicoob na pequena Santa Margarida. Em seguida, seguiram para o Banco do Brasil, quando houve troca de tiros e dois vigilantes foram baleados. Um deles, Leonardo José Mendes, 53 anos, não resistiu e morreu. O outro foi encaminhado ao hospital.
Os criminosos fizeram dois reféns e fugiram em uma picape com as vítimas servindo de escudo. Na fuga, os assaltantes foram surpreendidos por uma guarnição da Polícia Militar e reagiram a tiros. O cabo Marcos foi baleado e morreu. Suspeita-se de que o grupo seja o mesmo que atacou em outros dois municípios da Zona da Mata: Barra Longa e Chalé.
Um cerco foi armado na região, enquanto os criminosos fugiam em direção à zona rural com os reféns. Por volta das 12h, a caminhonete, uma Fiat Toro, foi encontrada, abandonada no mesmo local em que as vítimas foram liberadas. Em um matagal próximo a polícia encontrou várias armas e munição. Três suspeitos foram presos, e um quarto fugiu. Na ação foram apreendidas três armas calibre 12, uma submetralhadora, dois coletes à prova de balas e toucas ninjas.