Os vereadores Rodrigo Diguerê (PV) e Solimar Silva (SD) assinaram juntos uma indicação para que seja proibido, de fato, o trânsito de veículos pesados na alameda Maestro José Doroteia Reis, que liga interliga o Centro de Itabira à região do bairro Campestre. Na semana passada um caminhão despencou no local e atingiu a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide).
Rodrigo Diguerê afirmou que a via é perigosa e bastante íngreme, o que dificulta o controle de veículos de grande porte. Ele citou a proximidade à escola Fide e disse que são necessárias providências antes que aconteça alguma tragédia ainda maior.
No local já há a presença de placas que sinalizam a proibição do trânsito de caminhões no local. A intenção dos vereadores é de que a medida seja estendida também a ônibus e que haja efetiva fiscalização por parte da Transita. A indicação foi aprovada por unanimidade.
“Uma via bem feita, com uso muito viável. Mas já foram dois acidentes gravíssimos no local. A indicação vem com a intenção de proibir, de fato, o trânsito de veículos de grande porte. Imagina se fosse um ônibus naquela situação. A gente espera que a Transita já esteja pensando em alternativas visando a segurança dos pedestres e dos usuários da via”, afirmou Diguerê.
Na última sexta-feira, 28 de julho, um caminhão carregado com produtos de limpeza despencou quando descia pela alameda. O veículo despencou por uma ribanceira com cerca de 30 metros e atingiu um espaço da Fide. Por sorte, não havia crianças no local. O motorista ficou preso às ferragens e exigiu trabalho intenso do Corpo de Bombeiros para retirá-lo. Ele sofreu vários ferimentos pelo corpo.