O vereador Geraldo Torrinha usou a tribuna da Câmara de Itabira durante a reunião ordinária dessa terça-feira, 5 de abril, e falou sobre seu futuro político. No último dia 2, ele concluiu sua mudança de partido, saiu do PDT e foi para o PHS. Segundo o legislador, a nova sigla lhe abriu as portas para o seu desejo de concorrer à prefeitura.
“Agradeço muito ao PDT pelos 20 anos em que estive filiado. A mudança só acontece por causa de objetivos diferente. Tenho a intenção de ser pré-candidato a prefeito de Itabira e o partido já tem algumas definições de compor em outra chapa. Escolhi o PHS porque desde o início eles me abriram as portas. Foi muito tempo de discussão, aconteceram vários convites, mas optei por aquele partido que desde o início apoiou a minha decisão”, comentou Geraldo Torrinha.
O vereador disse que está em contato com o principal nome do PHS em Minas Gerais, o deputado federal Marcelo Aro, para que ele encontre um espaço na agenda para vir a Itabira no lançamento de sua pré-candidatura. Torrinha também afirmou que concorrer à Prefeitura é uma decisão difícil, mas que a tomou com muita certeza. “Se eu falar que já temos tudo pensado e que nós iremos resolver tudo, seria um grande mentiroso. Itabira precisa de uma transformação e isso só poderá ser feito com a participação de muita gente”, declarou.
O discurso de Geraldo Torrinha também mencionou a importância da Câmara nas discussões políticas de Itabira. O vereador disse ter certeza que o resultado das eleições municipais de 2016 passará por integrantes do atual Legislativo. O ex-pedetista não citou nomes, mas hoje a Casa tem três pré-candidatos: além do próprio Torrinha, Lado de Dona Dudu (PMDB) e Bernardo Mucida (PSB) não escondem a intenção de concorrer a prefeito.
“Quando sair, deixarei uma parte de mim aqui”, afirmou o vereador, atualmente no quarto mandato consecutivo na Câmara de Itabira. Após o discurso, colegas de Torrinha fizeram elogios ao legislador e exaltaram a passagem dele pela Casa. Allaim Gomes, que é presidente municipal do PDT, lamentou a saída de Torrinha da sigla e disse que as portas do partido sempre estarão abertas ao vereador.
Mais trocas
A janela partidária autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) movimentou a Câmara de Itabira. Seis dos 17 vereadores trocaram de partido. Legendas deixaram de existir na Casa (*) e outras surgiram (**). Veja listas a seguir.
Vereadores que mudaram de partido:
Geraldo Torrinha: deixou o PDT e foi para o PHS
Pacelli Eustáquio: deixou o PMN e foi para o PPS
Paulo Soares: deixou o PSB e foi para o PRB
Tãozinho Leite: deixou o PP e foi para o Solidariedade
Toninho da Pedreira: deixou o Pros e foi para o PPS
Sueliton Sousa: deixou o Pros e foi para o Solidariedade