AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Vereadores presos por desvio têm regalias em presídio, diz denúncia
Uma denúncia relata que vereadores presos por desvio de dinheiro em Santa Bárbara teriam regalias em presídio 15/09/2017

 

Os vereadores presos na Operação Apolo 13, que investiga desvio de dinheiro e fraude em licitações na Câmara de Santa Bárbara, estariam tendo certas regalias no presídio de Barão de Cocais, onde estão detidos desde o dia 27 de julho, deste ano.

Uma denúncia encaminhada para nossa redação aponta que um empresário e o ex-chefe de Gabinete da câmara presos na cela 1 da unidade e o presidente da Câmara; o ex-presidente do Legislativo, e outros dois vereadores presos na cela 11 – estariam sendo beneficiados com visitas fora de horários, telefones e refeições diferenciadas. Informações dão conta que a direção do presídio tem sido conivente com o tratamento diferenciado. Em troca das regalias, os presos estariam comprando materiais de construção para obra na penitenciária. “O diretor deixa eles [os presos na Operação Apolo 13] usarem celular na sala dele a hora que querem. Quando chegam parentes ou conhecidos desses presos, o acesso é liberado e a entrada não é relacionada. Também não são realizados procedimentos padrões na cela 1”, conta o denunciante. Outro ponto destacado na denúncia e que, diferente dos demais presos que recebem os advogados em lugar específico, os vereadores detidos fazem esses encontros no hall de entrada da unidade prisional e, em alguns casos, o uso de algemas e escoltas é dispensados para que eles fiquem “mais à vontade”.

Ainda segundo a denúncia, na semana passada, feriado de 7 de Setembro duas visitas assistidas ao empresário foram barradas. No entanto, um dos visitantes, que tem costume de ir ao presídio aos finais de semana, entrou em contato com o diretor do presídio que determinou aos agentes penitenciários que trabalhavam no dia que a entrada dos visitantes fossem liberadas. Uma mulher chegou a ficar sozinha por 45 minutos com o preso. A comida servida aos vereadores presos também é diferenciada do resto dos detidos. Eles recebem alimentação dos visitantes em vasilhas separadas, enquanto os demais só podem receber a comida num único recipiente.

A reportagem entrou em contato com o Presídio de Barão de Cocais, mas formos informados que eles não tinham autorização para comentar o caso, ou passar qualquer informação.

Em nota a Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), informou que “não foi registrada pela direção do Presídio Barão de Cocais nenhuma denúncia sobre o caso, e que todas as denúncias, quando devidamente formalizadas, são apuradas pela Seap nos termos da lei”.

Promotoria – Em nota por meio de uma funcionária, a Promotora Carla Rodrigues Fazuoli, titular do Ministério Público da cidade de Santa Bárbara, que cuida do caso, disse que a denúncia será apurada.

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO