Em breve, os pequenos produtores de carne, leite, pescado, mel, ovo e outros produtos de origem animal em Itabira, poderão ter, mais facilmente, livre comércio desses produtos em todo o território mineiro. O município negocia um convênio com o Estado para ampliar as competências do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo é que o selo estadual de inspeção dos produtos seja obtido dentro da cidade, junto à Prefeitura de Itabira.
A informação foi dada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento, William Sampaio Gazire, durante o painel AgroWIN, na noite dessa quinta-feira, no Parque de Exposições.
Na próxima terça-feira, 19 de setembro, uma equipe da Secretaria irá à Cidade Administrativa, para discutir os últimos requisitos para encurtar o caminho ao sistema estadual de inspeção de produtos de origem animal.
Após a reunião, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) deverá realizar auditorias em Itabira para credenciar o corpo técnico do SIM, que reúne veterinários, técnicos agrícolas, nutricionistas e outros.
Para William Gazire, a medida beneficia produtores que estão na informalidade e fomenta o agronegócio. “Inicialmente quem credenciava o produto era o Estado. Dessa forma, para o pequeno produtor rural fica praticamente impossível conseguir uma licença para por o produto dele na prateleira de outros mercados”, disse.