As reuniões públicas nas quais seriam apresentadas as informações a respeito da etapa 3 do Minas-Rio, nas cidades de Alvorada de Minas e Dom Joaquim, foram adiadas a pedido do Ministério Público Estadual. As audiências seriam no dia 20 e 21 de setembro, mas foram transferidas para 3 e 4 de outubro.
As audiências são requeridas pelo próprio MPMG. De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, os encontros foram remarcados porque não houve tempo suficiente para implementar as ações de comunicação social para as reuniões. Ou seja, muitos dos interessados não foram avisados das audiências.
As audiências públicas são conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e são passos obrigatórios para obtenção dos licenciamentos para a etapa 3 do Minas-Rio.
Uma vez obtidas as Licenças Prévia e de Instalação, a empresa poderá iniciar as obras de preparação para a Etapa 3, como abertura dos canteiros de obras e acessos. As obras serão realizadas ao longo de quatro anos, considerando o início da construção e instalação das primeiras estruturas até o momento em que elas estejam prontas para operar. A expectativa da empresa é que a Licença de Operação (LO), que permitirá que o empreendimento comece a operar, seja votada no segundo semestre de 2018.