O presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas (PP), indicou ao município a compra de um veículo adaptado para castração de animais. O documento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a última reunião do Legislativo e segue para conhecimento do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB).
Neidson tem atuado pela causa animal desde que assumiu como vereador para a atual legislatura. Segundo ele, a compra do veículo adaptado, popularmente chamado de “castramóvel”, permitiria reduzir significantemente o número de cães e gatos pelas ruas de Itabira.
“O grande problema é a taxa de reprodução desses animais. Com a castração em massa, a gente minimiza essa situação em longo tempo. Acredito que em três ou quatro anos o número de animais nas ruas em Itabira diminuiria drasticamente”, argumentou o presidente da Câmara.
Neidson também comentou que articula junto à Associação de Moradores Protetores dos Animais da Região de Itabira (Ampari) e ao deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) a vinda do castramóvel mantido pelo parlamentar. A intenção é de que pelo menos 500 animais sejam castrados ainda neste ano no município.