Terra de inúmeras belezas naturais, Conceição do Mato Dentro se prepara para receber o maior evento do setor Ecoturístico no Brasil: o Abeta Summit 2018. Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o evento virá para consagrar a capital mineira do Ecoturismo como um dos melhores destinos para quem quer curtir a natureza.
O Abeta Summit é um encontro anual que reúne profissionais do segmento no Brasil e América Latina para discutir as últimas tendências e estratégias de promoção para o mercado de Ecoturismo e turismo de aventura. Esse setor gera mais de R$ 200 milhões ao ano só no Brasil e tem um grande potencial de crescimento, segundo especialistas. Em Conceição, o evento poderá englobar uma região maior como a Serra do Cipó e a região do Espinhaço.
Um dos articuladores para trazer o evento no ano que vem a Conceição é o empresário e presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Geraldo Afonso. Proprietário da Pousada Alto do Baú, ele se diz empolgado com a proposta.
“Nós que somos de Conceição nos sentimos muito orgulhosos de poder trazer um evento deste porte à cidade. Vai fomentar não só as pousadas e hotéis como restaurantes, produtores artesanais e toda uma cadeia que precisa desse investimento”, destacou.

Profissionais ligados ao turismo conceicionense e à organização do evento discutem as estratégias para o próximo ano
Geraldo afirma ainda que o encontro somente será possível por causa da sinergia estabelecida com a Secretaria de Turismo da cidade. “O Abeta Summit, a inserção da cidade como um produto exclusivo da CVC (maior operadora de turismo do país) e outras ações que temos desenvolvido juntamente com a secretária de Turismo Rejane Ottoni vão trazer grandes frutos a médio prazo para Conceição”.
Igor Duarte, sócio da agência de turismo Espinhaço Eco Tur, reforça a relevância do Abeta Summit 2018. “O evento vai receber os mais importantes operadores e formadores de opinião do mercado de turismo de aventura do país, palestrantes de gabarito mundial, vai gerar oportunidade de negócios e ampliação do networking”, citou.
A prefeitura de Conceição do Mato Dentro também realizará outras ações para fomentar o turismo junto a Abeta, como treinamentos sobre a atividade de turismo de aventura para agentes locais. Tudo isto faz parte do Plano Estratégico do Turismo municipal. Em contato com a DeFato, o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (PMDB) ainda ressalta a parceria com o Circuito Turístico da Serra do Cipó. "Nós vamos trazer para a cidade o maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do país e estamos realizando um grande esforço para isso." destacou. José Fernando também é responsável por colocar a marca de Capital Mineira do Ecoturismo em Conceição do Mato Dentro.
O evento também deve contar com o apoio da TechnoServe, ONG ligada a Anglo American responsável por diversos projetos de desenvolvimento na cidade.
Participaram do encontro na Pousada Alto do Baú: Luiz Del Vigna e Teriana Selbach da Abeta, Luiz Gustavo e Carlos da TechnoServe, Igor Duarte da Espinhaço Eco Tur, Ana do Circuito Serra do Cipó, Ricardo Guerra (secretário de obras), Luiz Edson (procurador) e Rejane Ottoni (secretária de Turismo) da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, além do anfitrião Geraldo Afonso, proprietário da Pousada.
Neste ano, antes de desembarcar em Conceição em 2018, o Abeta Summit será no território da Mantiqueira, na Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal (SP), a partir de 30 de setembro. Acontecerá simultaneamente o 5º Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca e o 2º Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Outras informações da edição deste ano podem ser consultadas no site abetasummit.com.br.