O forte cheiro de queimado é perceptível já do lado de fora da residência. Na medida em que se sobe os degraus, fica ainda mais forte. Do lado de dentro, a cena é desoladora. A pequena casa localizada na avenida das Rosas, no bairro São Pedro, em Itabira, teve dois quartos, a sala e a cozinha destruídos pelas chamas. Um susto do qual a autônoma Beatriz da Piedade Lage, conhecida como tia Letícia, seus 11 filhos e três netos ainda tentam se recuperar. E nessas horas, toda ajuda é bem-vinda.
O incêndio aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de setembro, de maneira trágica. Como a casa está sem luz, a família usava velas para iluminar o interior. Um dos netos de Beatriz, de apenas três anos, levou uma vela para um quarto e o fogo atingiu uma cama. No cômodo estavam amontoadas várias roupas e as chamas logo se alastraram. Para piorar, o forro do imóvel era de isopor, o que conduziu as labaredas com rapidez para outros pontos da casa.

Quarto onde estavam roupas foi o mais afetado na residência
As 14 pessoas que residem no imóvel estavam lá no momento do incêndio. “Só deu tempo de a gente recolher os pequenos e sair correndo. Fomos para a rua e vimos tudo queimar. Perdemos muita coisa, roupas, móveis, alimentos, até um dinheiro que eu estava guardando para pagar contas”, relata Beatriz. Segundo ela, as chamas só foram contidas com a ajuda de pessoas que moram na região. “Cada um ajudou um pouquinho”, conta.
Beatriz é viúva e sustenta a família com a pensão do falecido marido e com o dinheiro que levantava vendendo cachorro quente nas ruas. Os filhos estão desempregados. Nos últimos meses, segundo conta a autônoma, as vendas caíram muito e a situação ficou ainda mais complicada. A casa em que a família mora foi doada pela Prefeitura anos atrás e a mulher e os filhos tocavam uma reforma na medida do possível.
Desde a noite do acidente, Beatriz e a família dormiram no terraço na residência de um irmão da mulher. Porém, voluntários se reuniram para custear o aluguel de uma casa para mãe, filhos e netos, enquanto o imóvel não é liberado para eles voltarem. Técnicos da Defesa Civil estiveram no local nessa terça-feira, 26, e agora é aguardada a visita de engenheiros da Prefeitura para examinarem o comprometimento da estrutura.

Cozinha foi outro cômodo atingido pelas chamas
Campanha
A família recebe doações de roupas, mantimentos, móveis e até dinheiro. Grupos estão se organizando nas redes sociais para recolher os materiais, e as contribuições também podem ser entregues diretamente à família na casa ao lado da que foi atingida pelo incêndio (avenida das Rosas, 567).
No fim dessa tarde, a família informou que as doações de alimentos e roupas superaram as expectativas. Agora, a família precisa de materiais de construção, móveis e dinheiro para pagar as contas. Doações financeiras podem ser feitas por meio do site Vakinha, no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vaquinha-da-leticia.
Contatos para doações podem ser feitas por meio dos telefones (31) 9 8989-3784, com Talita, e (31) 98916-7667, com Suelen. As duas são filhas de Beatriz.