Neste sábado, 30 de setembro, será lembrado o Dia Internacional do Surdo. Em alusão à data, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (Apasita) realizará uma passeata no centro da cidade. A concentração está agendada para as 9h, na Praça da Rodoviária. O ato irá percorrer a avenida João Pinheiro até a Praça Acrísio Alvarenga (Praça Redonda). Haverá apresentações culturais e atividades de conscientização do público.
Ao longo dessa semana, a Apasita visita escolas, universidades, hospitais e repartições públicas. A presidente da associação, Enilsa Soares Gregório diz que a proposta é mobilizar a comunidade pela maior inserção do surdo, reféns do silêncio em meio à falta de acessibilidade.
“Não são dadas condições de trabalho, estudos, acesso às repartições públicas, hospitais ou agências de emprego”, lamenta a dirigente.
Em Itabira, a entidade luta pela difusão da língua brasileira de sinais (Libras), o que abrirá portas para a promoção de inclusão social. Recentemente, foi sancionada pelo prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) a lei que determina a presença de intérpretes de Libras em seções públicas. A exigência passa a valer no ano que vem.
Segundo Enilsa, a Secretaria Municipal de Saúde fará um levantamento e mapeamento dos deficientes auditivos que moram na cidade. O trabalho será feito em breve por meio do Programa Saúde da Família (PSF), em visitas domiciliares.
A Apasita tem ciência de 80 pessoas com surdez no município. “Porém há outros”, diz a presidente.
O contato com a associação pode ser feito pelo telefone (31) 98572-4547. Os participantes se reúnem na rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, 378, bairro Água Fresca.