Em meio às cores fortes dos uniformes dos ciclistas, o branco dos balões chamava atenção no Centro de Itabira e depois quando ganharam os céus, já no Cemitério da Paz. A despedida dos ciclistas ao psicólogo Tiago Couto Bicalho, morto em acidente nesse domingo, 15 de outubro, foi marcada pela emoção e pelos pedidos de respeito a quem pratica o esporte sobre bicicletas na cidade.
“O Tiago era um amigo, um companheiro nosso que sempre estava ao nosso lado. Ontem foi uma tragédia, causada pela falta de consciência. Hoje, além de ser uma homenagem prestada ao Tiago, é um protesto. Nós temos direitos nas leis de trânsito, existe a obrigação de se manter um metro e meio de distância. Os motoristas são obrigados a dar preferência e a respeitarem os ciclistas. Infelizmente, no dia a dia, não somos respeitados”, desabafou o empresário Leonardo Menezes, um dos organizadores do ato.
Leonardo comentou que a ação em homenagem a Tiago foi a primeira parte de uma grande campanha de conscientização que será feita em Itabira. Ele lembra que a cidade tem atletas renomados e respeitados em Minas Gerais e no Brasil. O próprio psicólogo morto nesse domingo era frequentador assíduo das principais provas que envolvem bicicletas.

Faixa pede conscientização a motoristas Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
“Aqui não tem ciclista amador. Não empinamos bicicleta, não fazemos ‘bob’. Somos ciclistas profissionais. Temos grandes nomes em Itabira, famosos no estado inteiro. Não tem ninguém brincando de andar de bicicleta. Temos profissionais que pedalam 10, 20, 200, mil quilômetros”, afirmou. “O cara saiu para pedalar, colocou o equipamento, é um ciclista e merece respeito. É o que a gente pede: respeito”, emendou.
O grupo com quase cem ciclistas seguiu até o Cemitério da Paz, onde o corpo de Tiago era velado. Lá, mais um momento de emoção. Eles foram recebidos pela mãe, irmãos e esposa do psicólogo, que agradeceram a homenagem. “É algo muito bonito o que vocês estão fazendo. E a maior homenagem para uma mãe é saber que o seu filho viveu intensamente e esteve presente na vida de tantas pessoas”, disse a mãe de Tiago, antes de puxar aplausos para o filho.
Os balões ganharam os céus e os ciclistas entraram para o último adeus a Tiago.
defato