As novas regras que regulamentam o serviço de táxi em Itabira foram apresentadas pela Transita nesta terça-feira, 19 de novembro. A minuta do decreto prevê uma série de mudanças, visando padronizar os veículos, como por exemplo a cor, que passa a ser branca. O regulamento é decretado pelo prefeito após a aprovação da lei que legalizou o serviço no município.
De acordo com superintendente da Transita, Flávio Raimon, a padronização é uma tendência. Na visão dele, o regulamento visa melhorar o atendimento aos usuários e “exercer de maneira mais eficiente o controle e a fiscalização do serviço, visando seu aperfeiçoamento”.
Além dos táxis brancos, o decreto permite táxis especiais, na cor preta. Os permissionários que tiverem carros de outra cor não precisam trocar de automóvel. Poderão optar pelo envelopamento.
Outras regras também serão estabelecidas pelo decreto, como o mínimo de oito horas de trabalho por dia, uso obrigatório do taxímetro, registro do condutor e do veículo junto à Transita, veículos com no máximo cinco anos de uso, entre outras.
Sobre o taxímetro, uma exigência que vale ressaltar. A partir do decreto, o dispositivo só poderá ser ligado quando o passageiro embarcar. Os profissionais terão seis meses a partir da data de publicação do decreto para se adequar às novas regras.